Pesquisa personalizada

NGF Metáforas




8) O Carpinteiro 

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como um favor especial.
O carpinteiro consentiu, mas com o tempo será fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão de obra e materiais primas de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente a você."
Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim acontece conosco. Nós construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor. Nos assuntos importantes nós não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, nós olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente.
Pense em você como o carpinteiro. Pense sobre sua casa. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente. É a única vida que você construirá. Mesmo que você tenha somente mais um dia de vida, este dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade.
A placa na parede está escrito: "A vida é um projeto de você mesmo." Quem poderia dizer isso mais claramente? Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanhã será o resultado de suas atitudes e escolhas que fizer hoje

7) A Tecnologia do Abraço( Por um matuto )

O matuto falava tão calmamente, que parecia meditar, medir e analisar cada palavra que dizia:
- É, cumpadi, das invenção todinha dos ômi, a que mais faiz sintido é o abraçu.
O abraçu num tem jeito dum só apruveitá! Num abraçu, tudo quanto é gente participa duma beradinha.
Quandu ocê tá danado de sardade, u abraçu de arguém ti alivííía!
Quandu ocê tá danado de raiva e vem arguém, te abraça: ocê fica até sem graça de continuá cum raiva.
Si ocê tá filiz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim dassualegria.
Si arguém tá dueeente e ocê abraçele, ele começa amiorá, i ocê miora junto, tamém...
Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê pruquê qui o abraçu tem tanta tequilonogia, mas ninguém inda discubriu...
Mas, iêuaxuqueu sei! Um isprito bão de Deus qui mi conto iêu vô contá procêis uqui foi qui ele mi falô:
O abraçu é bão pru causa do coração! Quandocê abrááça arguém, faizs massaje nu coração i o coração do ôtro é massagiado tamém! Mas num é só isso, não...
Aqui tá a chavi du maior segrêdu di tudo: é qui quandu a jenti abraçamu arguém, nóis fiquemo tudo é cum dois coração no peito!
Intonce, um abraçu procê!



6) Metáfora do ìndio e dos Lobos
Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:

- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau! É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom! É a alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta, e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
-"Aquele que você alimenta!"


5) Sabedoria ou Juventude ?



Cachorro velho

Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho vira-lata com ela. Um dia, caçando borboletas o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção com intenção de conseguir um bom almoço. O cachorro velho pensa:
- Ô, Ô! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu uns ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se ainda mais, o velho cão ajeita-se junto aos ossos e começa a roê-lo, dando as costas ao predador...
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:
-Caramba, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror suspende seu ataque já quase começado e se esgueira na direção das árvores.
-Puxa! Essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega!
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...
E assim foi em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:
-Aí tem coisa!
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz:
-Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado! Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:
-E agora, o que é que eu posso fazer?
Mas, em vez de correr o velho cachorro senta mais uma vez dando costas aos agressores e fazendo de conta que ainda não os viu. Quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:
-Cadê o filha da p... daquele macaco? Tô morrendo de fome!
Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca!

Moral da história:
Não mexa com cachorro velho... sabedoria se sobrepõe à juventude e só vem com idade e experiência.



4) Deixe a raiva secar.




3) Fábula de um alto gerente de uma grande empresa


2) Filosofia do Sucesso - Napoleon Hill

                                         Link para download http://www.megaupload.com/?d=JNRY2R1B


1) A Formiga e a (des) motivação