Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mapas e Filtros da PNL: como você enxerga o mundo.


Em geral projetamos o mundo de uma forma bastante particular e egoísta onde vemos apenas aquilo que queremos. Isso não é um problema só meu ou só seu, atinge a grande maioria das pessoas e a razão é bem simples: ao longo de nossas vidas vamos criando mapas e filtros que serão utilizados em nosso dia a dia e vão influenciar de alguma forma o nosso destino porque alteram a nossa percepção e ações hoje. Muito complicado? Então vamos a alguns exemplos.


Normalmente quando criança os nossos pais falam para não pegar no dinheiro porque DINHEIRO É SUJO (quem não ouviu esta frase que atire a primeira pedra). De alguma forma o seu cérebro vai armazenar esta informação (FILTRO) e passará a criar ações ou rotas (MAPAS) que vão te direcionar a um procedimento pré-estabelecido. Pense em você e uma criança olhando para um cachorro dentro de um carro de polícia, certamente você entenderia que aquele cão é um auxiliar do policial e a criança pode entender que ele (o cão) está preso, pois o seu filtro lhe diz que se alguém está no carro de polícia é porque fez algo errado. Nossas crenças, valores, expectativas, experiências vividas, interesses e valores são filtros que inconscientemente ligamos e desligamos a cada momento do nosso dia e a partir daí criamos aquele que seria o nosso mundo particular. Tudo isso não é um jogo de certo ou errado, mas é importante que você seja mais flexível e enxergue o mundo sob o ponto de vista de outras pessoas. Você só tem a ganhar!

Suas crenças geram os SEUS comportamentos e estes influenciam os SEUS resultados. Lembra do exemplo do dinheiro sujo? Cada um de nós lê o mundo do seu jeito e isso se reflete no seu comportamento e lembre-se que aquele que é mais flexível tem mais opções que o que é rígido e só tem uma opção. De uma forma ou de outra somos influenciados por falta de informação, pensamentos generalizados e distorções, tudo isso gerará o nosso mapa do mundo cuja realidade é bastante diferente da nossa. A forma mais adequada de se tratar estas situações é mudar seu foco, ficar se preocupando com os erros não vai te levar a lugar algum e só vai te deixar olhando para trás e para os problemas. Você de ter seu foca no futuro e na solução dos problemas. Lembre-se que você já foi criança e você já caiu várias vezes, porém sem saber nada sobre motivação, mapas ou filtros, você se levantou e continuou a sua caminhada. Foi ou não desse jeito? Então porque agora você vai deixar os SEUS filtros te impedirem de caminhar?

Pense nisso, abra seus filtros e crie soluções!

0 comentários: