Pesquisa personalizada

domingo, 15 de abril de 2012

Por que processos ruins de seleção de pessoal acontecem?


Muitas pessoas se perguntam por que os processos de seleção de pessoal demoram tanto e em muitos casos ainda ocorrem diversas falhas. Nos dias de hoje, com tamanha quantidade de informação era de se esperar que estas falhas não ocorressem, certo? Atire a primeira pedra que não sabe de alguma história de contratação mal sucedida. Na realidade quem vai mesmo sofrer é a equipe que vai trabalhar com um empregado ou até um líder que “não se encaixa” nas tarefas ou com o grupo e isso não é nada bom!

Alguns estudos indicam um caminho bem claro para responder estes dois questionamentos. Vamos a eles?
                                    

1- Processos de contratação feitos às pressas - Não deixe que a necessidade de contratar um empregado reduza a qualidade do processo de seleção. Alguns gerentes de contratação deixam de usar um processo sistemático e isso certamente levará a custos futuros com desligamentos e novas contratações.
                                 
2- Quando não se sabe o que se está procurando – Diz o ditado que “Para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve”. Assegure-se de que todas as características desta nova vaga foram discutidas e validadas pelo pessoal do setor, do RH da empresa e dos supervisores. Nesta hora os detalhes são muito importantes.

3- Quando se está observando as características erradas – Após listar as características necessárias para os candidatos a nova vaga, coloque em ordem de prioridade. Gostar de estar com pessoas não significa fazer um bom trabalho de Customer Service.


4- Quando o melhor candidato não conhece as características da vaga – Escolhas os melhores mecanismos para ofertar a vaga ao mercado, às vezes é necessário setorizar a contratação seja pelo tipo de negócio ou região caso seja uma vaga fora de sede. Faça isso ou você terá a impressão que a concorrência está contratando sempre os melhores candidatos.
                                
5- Decisões tomadas por intuição apenas – Boa postura, aparência, bom papo, são importantes, mas não características determinantes para o sucesso. Gerentes que trabalham com contratação de pessoal e entrevistas têm uma tendência a escolher os melhores candidatos que aqueles que o fazem pela primeira vez.
                                          
6- O candidato não tem informação bastante para dizer “Não” – Às vezes o candidato sequer tem conhecimento sobre a vaga para dizer que não quer concorrer já na primeira fase das entrevistas. Nesta hora é importante passar uma visão completa da empresa e da posição até mesmo as características que não sejam as melhores naquela posição ou vaga.

7- Confundir credenciais com realizações – Não se deixe levar por diplomas, cursos, conhecimentos e coisas do gênero. Tudo isso é parte de um quebra-cabeças muito grande, mas é necessário que se descubra como o candidato poderá realizar o trabalho. Esta a razão pela qual uma avaliação rigorosa das habilidades dos candidatos para prevenir a contratação de um candidato que terá uma baixa produção.





Notas:

- Um estudo da Universidade de Harvard indica que 80% das reposições de vagas se dão devido à erros que ocorrem durante a seleção de emprego e processo de contratação.

- Métodos de seleção tradicionais (currículo, entrevista e verificação de dados) apenas resultam em 14% de um processo de seleção bem sucedido.  

- O custo de recolocação de pessoal pode variar de ½ dos proventos anuais de um empregado de nível médio (mais benefícios) enquanto um empregado nível 3 de gerenciamento (Gerente ou Diretor) pode custar de 3 a 4 vezes seu salário e benefícios anuais.

- As pessoas têm a capacidade de convencer Gerentes de RH ou Contratação de que são os melhores candidatos quando elas mesmas sabem que não são.

- Muitas vezes você não se dá conta de que fez uma contratação errônea até que este novo empregado se torne parte emocional da sua equipe.

Quão menos erros você cometer será muito melhor para a sua empresa pois ela terá o melhor candidato para a vaga oferecida e este irá permanecer no grupo por um longo período.

Contrate a sua Seleção!

0 comentários: