Pesquisa personalizada

domingo, 3 de junho de 2012

Princípio número 1 de Steve Jobs: Faça o que você gosta.


Se existe alguém que se destacou neste século passado e princípio deste século foi Steve Jobs. Ele criou, inovou, empreendeu, desenvolveu, contratou, foi demitido, recriou, renasceu e como todos nós temos um só destino, ele nos deixou.
        Um verdadeiro exemplo de personalidade que buscou proporcionar uma vida melhor a todos que tivessem ao seu alcance uma maquininha de “0” e “1”. É isso mesmo! Tudo o que seu computador faz está definido pelas quantidades de zeros e uns que ele trata e que no final das contas vira um novo código em formato de linguagem e vai gerar tudo isso que vemos e utilizamos no nosso cotidiano. Nesta sua jornada ele aprendeu na prática várias formas de fazer certo e de errar também e nos deixou 7 Princípios que nortearam a sua vida. São coisas básicas mas que ao mesmo tempo nos fazem entender o que podemos fazer para buscar forças, nos motivar, nos ajudar a motivar outras pessoas e assim seguir rumo aos nossos objetivos. Estes princípios são válidos para a sua carreira e certamente se encaixam na sua vida pessoal. Neste artigo vou tratar do Princípio número 1: FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA.

Princípio 1- “Faça o que você gosta”. Steve Jobs seguiu seu coração durante toda a sua vida e isso, ele afirma, fez toda a diferença.

Ah! Isso não dá para acontecer da noite para o dia! Certamente esta deve ser a sua primeira reação e você não está errado não. É muito difícil iniciar uma vida profissional fazendo o que se mais gosta de fazer. Pouquíssimas pessoas têm esse deleite. Por outro lado isso não te impede de buscar Fazer o que você mais gosta. Isso te motiva, te dá um novo Norte e te abre janelas que em outras situações passariam despercebidas por você. Mude de canal!

Se você se sente preso a um emprego que não gosta, tome providências hoje mesmo. Tome uma atitude que te ajude a encontrar aquilo que você faria mesmo se não te pagassem nada pelo seu trabalho. Comece pelas pequenas atitudes mês que sejam direcionadas, faça um curso, busque contatos, interesse pelo setor que tanto te agrada. Não fique parado, nunca! Busque a sua nova empresa ou seu novo cargo hoje!

Você poderia imaginar que um piloto de avião poderia se tornar um grande empresário cultural e inovador social ajudando milhares de adolescentes criados à margem da sociedade? Pois esta história aconteceu com Bill Strickland, um garoto oriundo de família pobre que depois de formado encontrou na aviação uma forma sobreviver financeiramente. Certo dia fora dispensado e poderia buscar uma recolocação em oura empresa de aviação mas aquilo ainda não era o que mais gostava de fazer. Passou a dar aulas de cerâmica para adultos e crianças. Daí para frente ele criou uma organização cultural e tornou-se uma referência em inovação social nos EUA proporcionando cursos de cerâmica, culinária, mobiliário personalizado, culinária e música para crianças e adolescentes carentes.

“A paixão não te protegerá dos reverses mas assegurará que nenhum fracasso é definitivo. Ela é o combustível emocional que move sua visão. É o que você agarra quando suas ideias são desafiadas e as pessoas o rejeitam, quando você é desprezado pelos “especialistas” e pelas pessoas próximas à você. É o combustível que te mantém de pé quando não há validação externa para seus sonhos”.

Faça o que você gosta e apaixone-se pelo que você faz!

0 comentários: