Pesquisa personalizada

domingo, 14 de março de 2010

As Mulheres e o Mercado de Trabalho

Ei!

Você que está lendo este texto agora.

É você mesmo! Qual o seu sexo? Masculino ou feminino?

Se você for do sexo masculino leia atentamente este texto e prepare-se para o futuro. Deixe de lado todos os paradigmas que você conviveu até este momento sobre liderança, poder, tomada de decisão e passe a observar o comportamento e as atitudes das mulheres. Se não quer acreditar em mim dê uma volta na sua seção e veja se o número de profissionais de cabelos longos, saia, batom, perfume e bolsa não estão aumentando. Ainda não acredita então converse com seu pai, se quiser se desesperar então chame seu avô para um bate papo! Elas estão por todo lado, estão dominando todos os setores: da produção ao comércio, da educação ao ponto mais alto da tecnologia, da criação à prática.

Se você for do sexo feminino aprecie estas palavras de reconhecimento às suas capacidades e competências que foram cerceadas por todos nós desde os mais remotos tempos pré-históricos e que através destas palavras quero me desculpar em nome dos meus colegas de barba e bigode.
Não estou aqui para criar uma guerra dos sexos não, estou apenas escrevendo sobre algo que é uma realidade e que apenas aqueles que derem a devida atenção poderão acompanhar de perto o desenvolvimento delas: as mulheres.




Dados comparativos de 2006 a 2008 em reportagem da Revista Época:Participação de mulheres no mercado de trabalho cresce 40% em dois anos
Pesquisa mapeia a presença feminina em empresas brasileiras e mostra que elas já ocupam mais cargos de liderança, especialmente os de média gerência

Isso significa que se no passado você podia tomar certas atitudes masculinas e mal-educadas no seu local de trabalho como falar palavrões, contar piadas ruins, coçar o... sem a menor preocupação de alguém notar porque você vivia rodeado de barbas e bigodes, agora você deve ficar bem atento pois ao seu lado tem alguma representante do sexo “frágil” que te fará mudar rapidamente seus conceitos e atitudes. Alguém que vai te mostrar que de frágil não tem nada, que sabe fazer mais de cinco coisas ao mesmo tempo e tudo da forma mais organizada possível enquanto nós somos incapazes de sequer aquecer o leite sem deixá-lo derramar mesmo se estivermos olhando para a leiteira sobre o fogão. Alguém que antes de sair de casa já se organizou, gastou longos minutos (às vezes horas) cuidando da pele, cabelos, maquiagem, arrumando a bolsa (nenhum homem é capaz de ter tanta coisa num lugar só, carregar o dia todo e muitas vezes nem usar – o ponto fraco das mulheres é realmente a bolsa), cuidou até de você, dos seus filhos, deu as ordens para a empregada e vai te dar uma carona porque hoje é o dia dela ficar com o carro!

Mais dados do IBGE (2005) para você...Mulheres estudam mais, mas ganham 30% menos que homens
As mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, acumularam mais anos de estudos e ainda assim recebem uma remuneração média cerca de 30% menor do que os homens.

Não se preocupe pois com a velocidade em que vivemos hoje, ela já te passou para trás nestes três anos! Elas são mais rápidas que o Schumacher e já estão te vendo pelo retrovisor e você nem notou. As empresas estão se empenhando para eliminar estas diferenças porque elas não têm fundamento, as pessoas devem ser remuneradas pelo seu potencial e não pelo sexo sendo a única exceção a indústria pornográfica e seus atores pornôs (essa piada doeu de verdade!). Elas já estão em todos os cursos existentes e que antes eram de acesso restrito aos homens, fazem pós-graduação, MBA, Mestrado e Doutorado em números de matrícula iguais ou muito próximos aos dos homens e isso é muito bom.


Matéria da Revista Sete Magazine...
O avanço da mulher no Mercado de Trabalho
Cada vez mais mulheres conquistam papéis importantes na sociedade que antes pertenciam apenas aos homens.
Estatísticas demonstram que o progresso da mulher no mercado de trabalho cresce todo ano. As mulheres já representam 16% dos presidentes; 21% dos diretores; 25% dos gerentes; 37% dos supervisores e 48% dos encarregados. Como nos escalões de supervisor, chefe, encarregado e coordenador já há uma participação em torno de 40% das mulheres, gerando a probabilidade de que daqui a 20 anos, 40% dos cargos de diretores e presidentes serão ocupados por mulheres.

Alguns estudiosos atribuem este avanço ao rompimento do cerco que criamos de forma a nos proteger, mesmo que instintivamente, dessa capacidade natural de gerenciar que as mulheres possuem. Mesmo nas mais preliminares tarefas executadas elas demonstram claramente um senso de organização, limpeza, coordenação e direção maiores que os nossos. Nas empresas que fazem uso de LEAN ou Six Sigma em seus processos, elas se destacam pela quantidade de sugestões e alterações, lideram grupos de desenvolvimento e se fizermos um 5S ou Housekeeping sem uma mulher no grupo pode ter a certeza que não ficará 100%. Numa próxima oportunidade com a participação de uma mulher o resultado será muito melhor.

Para nós homens modernos e sem preconceitos, este convívio tem sido bastante positivo pois aprendemos a entender que cólica menstrual dói muito e precisamos pegar leve (se você não acredita converse com quem tem cólica renal para saber se dói ou não, eu tenho!), aprendemos que em alguns casos a mulher é o sustento da família, aprendemos que se pode chorar de emoção ao receber um elogio, aprendemos que existe a honestidade feminina (algo que às vezes fica difícil de entendermos como elas podem falar tanto a verdade), aprendemos a dizer não com carinho e que acima de tudo existe um profissional competente e talentoso sendo coordenado ou coordenando um projeto na nossa empresa, em um cliente ou fornecedor.

Na pré-história enquanto o homem era o responsável pela caça e proteção, a mulher gerenciava todos os recursos destinados à sua comunidade uma vez que não havia claramente a noção de patrimônio familiar e os bens se tornavam comuns. Fisiologicamente, por ser mais forte, o homem era responsável pelo fornecimento do alimento através da caça e as mulheres eram responsáveis pela continuidade da existência com gravidezes constantes e aumento da prole. Tudo isso é coisa do passado e o que vemos atualmente é a disseminação do importante papel da mulher em todos os setores com liderança, beleza, sensibilidade e competência.


Agora que você já está conformado aproveite tudo o que elas têm para te ensinar e seja um bom colega de trabalho, um bom parceiro, um bom ouvinte e um bom aluno. Esteja preparado para que esta competição seja saudável pois ela vai acontecer todos os dias de sua vida produtiva quer você queira ou não. Olhe para o lado e veja que aquele ser lindo de saias e maquiagem têm muito a ensinar e aprender neste convívio e, sobretudo, lembre-se que se você homem está neste momento lendo este texto é porque uma destas maravilhosas representantes do sexo “frágil” te concebeu e te criou.

Competência não tem sexo, cor, credo ou idade!

0 comentários: