Pesquisa personalizada

sábado, 16 de outubro de 2010

Dicas de PNL - Programação Neurolinguística


A capacidade de reformular todo o caso produtivamente é uma habilidade que todos podem aprender. É simplesmente tomar um ponto de vista diferente sobre a situação, gerando respostas mais saudáveis e mais produtivas. Aqui estão alguns exemplos de re-enquadramentos apresentados por Lenka Majstrikova Diretora e Principal Treinadora do portal Ultimate Mind:

1. Não existem falhas, apenas feedbacks.
Os pessimistas têm medo do fracasso. Os otimistas sabem que não existe fracasso, apenas feedback. Eles aprendem a cada vez que fracassam (aprendem com os erros) e encontram uma estratégia diferente para conseguir o que querem. Algumas pessoas dizem que levou quase mil experimentos para o Edison finalmente inventar uma lâmpada. Edison foi entrevistado por um repórter francês que lhe fez uma pergunta delicada: "Sr. Edison, como é a sensação de falhar 999 vezes?" Edison sorriu e respondeu: "Jovem, eu não falhei 999 vezes, só encontrei 999 maneiras de como não fazer uma lâmpada". Se Thomas Edison se deixasse desanimar pelo que algumas pessoas chamam de "fracasso", ele certamente não seria capaz de estabelecer o império General Electric!

2. Não existem problemas. Existem apenas desafios e oportunidades para crescimento.
Os pessimistas não gostam de problemas. Os otimistas sabem que não há problemas, só existem desafios que precisamos superar. Eles sabem que cada desafio é uma oportunidade para crescer e alcançar grandes coisas. Eles são capazes de se ver no futuro e se sentir ótimo depois que agarrou esta oportunidade e deu um passo em frente.

3. Não existem problemas sem fim. Existem apenas reveses temporários
Os pessimistas pensam que seus reveses são permanentes. Os otimistas sabem que qualquer acontecimento infeliz, como a venda de perder ou ter problemas com um fluxo de caixa, como um evento temporário, algo que está limitado no tempo e que não tem nenhum impacto real sobre o futuro. Eles nunca dizem: "Eu sou pobre." Vêem-se, em vez de rico, apenas temporariamente quebrado.

4. Você é mais que seus erros.
Os pessimistas têm tendência a levar tudo pessoalmente. Por exemplo, se eles são criticados, eles costumam ficar na defensiva.
Os otimistas têm capacidade de ver todos os eventos como eventos externos. Por exemplo, se eles são criticados, eles são capazes de agradecer a outra pessoa para a crítica, sabendo que cada comentário é a sua oportunidade de se tornar ainda melhor.

5. Para cada desafio há uma solução.
Os pessimistas tendem a se concentrar em problemas. Otimistas tendem a se concentrar nas soluções. Focalizando nos problemas e se preocupando com eles tira a energia tão necessária para encontrar as suas soluções. Todo mundo tem a chance de reconcentrar-se nas soluções. Isso pode ser feito simplesmente perguntar para si: "Como posso resolver isso"

6. Você tem tudo o que você precisa para obter tudo o que você quer.
Os pessimistas tendem a culpar os outros se não se sentem bem e não conseguem o que querem. Eles culpam outras pessoas, a economia, a forma como eles foram educados e outras condições externas. Os otimistas sabem que não há culpa, responsabilidade apenas. Eles aceitam a responsabilidade total de seus sentimentos, pensamentos, ações e resultados. Esta aceitação de plena responsabilidade que lhes permite escolher onde estarão amanhã.

7. Não há verdade. O que existe é apenas a sua percepção da verdade.
Os pessimistas afirmam que eles estão certos. Os otimistas sabem que não existem fatos ou verdades, apenas interpretações da verdade. Eles são capazes de aceitar o "modelo de mundo" da outra pessoa e ao mesmo tempo mantém uma conversa significativa e altamente produtiva com ela.

Aproveite e comece a praticar já!

0 comentários: