Pesquisa personalizada

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estagiário: Dicas para um bom estágio.


Inevitavelmente em todas as empresas quando ocorre qualquer falha, ouve-se o som de algo caindo, um acidente (de pequena monta) ou até aquelas situações mais estranhas, os colaboradores se entreolham e buscam pelo estagiário que estiver mais próximo. Daí surgem aquelas frases e piadas das mais diferentes formas (pausa: neste exato momento que estou escrevendo aqui no aeroporto enquanto aguardo meu vôo ouvi barulho de copos caindo e quebrando, se fosse em uma empresa certamente alguém perguntaria: “- Cadê o estagiário?” ou “- Onde está o estagiário?” ou simplesmente falariam”- Isso é coisa de estagiário”). Se você é estagiário e ainda não está gostando deste texto, continue lendo…

A função básica do estágio é proporcionar ao futuro profissional a oportunidade de vivenciar e experimentar aquele que será o seu ambiente de trabalho ou, pelo menos, um ambiente muito próximo daquele escolhido para exercer a sua futura profissão. É certo que nem sempre esta possibilidade é factível devido à várias circunstâncias que envolv em a relação empresa/estagiário ou pelas diferentes opções que uma dada profissão tem. Um bom exemplo é um estagiário em eletrônica que poderá cumprir sua carga horária em uma empresa de manutenção de campo e ao se formar técnico em eletrônica poderá trabalhar efetuando reparos de equipamento através da substituição de componentes em laboratório. Nos dois casos a profissão é a mesma porém exigirá uma adaptação após o estágio caso o futuro peofissional não tenham oportunidade de ser contratado pela mesma empresa.

Caso ideal é cumprir o estágio em um setor muito próximo daquele em que vai trabalhar. Eu fiz estágio em uma pequena empresa de telefonia e trabalho na aviação desde o término do estágio. Ramos absolutamente desconectados.

Sabedor da importância do estágio para a formação do profissional e do ser humano, vou deixar aqui algumas dicas muito importantes e que por vezes passam despercebidas tanto pelos representantes das empresas (responsáveis pelo estágio) como pelos próprios estagiários:

1- Aproveite cada dia do seu estágio como se fosse o último. Você conseguiu o que queria e agora vai deixar de lado o aprendizado? Não. Muitas vezes as partes envolvidas se deixam levar pelo fato do estágio poder durar até dois anos e vão acumulando ensinamentos, técnicas, dicas e sugestões. Já presenciei estagiários que tentaram recuperar o tempo perdido quando já estava na última semana para completar seu tempo de estágio. Tenha um plano de estágio delineado e lembre-se que o tempo passa e ninguém percebe.

2- O estágio é um complemento à teoria ensinada na escola de formação. Não é responsabilidade da empresa dar aula para o estagiário, esta responsabilidade é da escola. Caso ocorra alguma situação em que está sendo solicitado do estagiário durente o estágio é uma informação que ele desconheçe, é de sua (estagiário) responsabilidade comunicar ao coordenador de estágios da escola para que esta necessidade seja suprida ainda nesta oportunidade.

3- Os profissionais da empresa nem sempre têm didática. O estágio trás ao profissional, normalmente, uma carga a mais de responsabilidades pois além de suas costumeiras atribuições , ele tem que passar as técnicas de execução da profissão para o estagiário e este profissional nem sempre está preparado ou possui esta habilidade. É muito importante que as duas partes se comuniquem bem para que haja um crescimento mútuo.

4- Aproveite para (re)formar o ser humano além do profissional. Certamente que o objetivo do estágio é a formação profissional mas o fato de estar em contato por um longo período, dá ao profissional a oportuniade de formar o homem (o cidadão) dando dicas de ética, comportamento, disciplina, comprometimento, segurança, responsabilidade social e respeito à empresa e aos colegas. É um tempo de aprendizado mútuo e de muito valor para aquele que está iniciando a vida profissional. Muitas vezes conseguimos transformar jovens que têm uma visão distorcida da vida em verdadeiros cidadãos. Por experiência: em processo de seleção para trabalho após encerrado o período de estágio, o estágio se apresenta com um diferencial positivo muito grande.

5- Os recursos da empresa são duráveis e requerem cuidado durante seu uso. É sempre bom lembrar que os recursos das empresas, seus ativos fixos, devem permanecer em bom estado de conservação e devem ser usados com critério. Já vi e ouvi de profissionais e estagiários que o fato de ser estagiário “tudo está perdoado”. Esta verdade não é absoluta, recursos como: ferramentas, telefone, computadores, internet, papel de impressora, uniformes, EPI`s – Equipamentos de proteçao individual e etc são de propriedade da empresa e devem ser usados adequadamente e com seu devido cuidado.

6- Não faça da empresa a sua sala de aula. O local do estágio é para a formação profissional e não para estudar para a matéria da prova do dia seguinte ou até do mesmo dia. Não leve em consideração que todas as empresas vão permitir que você fique estudando só porque tem prova. Há uma concessão para as provas periódicas e finas em conformidade com a instituição de ensino mas vale à pena lembrar que sala de aula é sala de aula e estágio é estágio.

7- É tempo de amadurecer. Você está se preparando para uma vida profissional cheia de desafios e metas então que tal aproveitar o período de estágio para fazer esta adaptação? Parece uma boa idéia, não? Aprimore (ou desenvolva) capacidades tomando como referência os bons profissionais que estarão em contato com você. Modo de se vestir, falar, apresentar problemas e soluções, executar as tareafas nos prazos determinados e com a qualidade exigida são bons indicativos de que um bom profissional está sendo formado. Haja com responsabilidade e como se fosse um funcionário já contratado e demonstre seu comprometimemento com a empresa e suas metas e objetivos. Você certamente será lembrado (no bom sentido) caso haja uma oportunidade.

8- Entenda o que a empresa produz. Não passe pela empresa, conviva com ela durante o período de estágio. Saiba o que ela faz, sua função, seus clientes, sua participação no mercado, etc. Você pode surpreender alguém com o seu conhecimento e isso é muito bom e pode contar pontos para você. Só não precisa ficar declamando a visão ou a missão como se fosse um poema porque aí já é demais.

9- Você é parte da empresa. Muitas vezes os estagiários são levados a pensar como se não fossem parte da equipe, isso é um erro grave. Mesmo não sendo registrados e tendo suas ações supervisionados, eles devem se comportar e devem ser tratados como tal. Esta simples atitude alinha pensamentos e dá sinergia ao grupo. Participar de reuniões é muito importante. Se o seu supervisor não te convocar para uma reunião que você percebe que deveria participar, fale com ele. É muito importante que todos tenham conhecimento do que será executado, qual o plano de execução e qual a participação de cada um nesta execução e você é parte do time, ou não é?

10- Assuma a sua posição na vitória e na derrota também. Certamente tudo é muito bom quando o time está vencendo mas nem sempre isso é possível e você é parte deste time. Confraternize nas vitórias mas lembre-se de chorar nas derrotas. Desta forma todos vão te reconhecer como parte da equipe.

Não vou esmiuçar os detalhes da lei do estágio porém vou deixar nesta postagens alguns links para páginas muito importantes que vão dar a você estagiário e até algumas empresas, um direcionamento legal sobre tudo que envolve o ambiente do estágio. A lei criou regras bastante claras mas que infelizmente nem toda empresa segue dadas as dificuldades em termos de restrição de horários, auxílios, dispensas e outras nuances. A regra é clara! (copiando a célebre farse do Arnaldo César Coelho).

Cartilha do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE


Lei do Estágio



Algumas das 37 questões relacionadas na cartilha sobre estágio

1. O que é o estágio?
2. O que é estágio obrigatório?
3. O que é estágio não obrigatório?
4. Quem pode contratar estagiário?
5. Quem pode ser estagiário?
6. O estágio é uma relação de emprego?
7. Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio?
8. Pode ser concedido estágio a estudantes estrangeiros?
9. Pode haver a participação dos agentes de integração públicos e privados no processo do estágio?
10. Qual o papel dos agentes de integração no estágio?

Ver listagem completa e respostas na cartilha do MTE - MInistério do Trabalho e Emprego

Agora uma coisa é certa, independente do nível da brincadeira que vão fazer com você: estagiário só faz mer…

Boa sorte e sucesso no seu estágio.

Em tempo: depois de formado você vai sentir o gosto de brincar com um estagiário. É só uma questão de tempo.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder este comentário]

Exelente texto, dicas muito importante para o estágiario.
Parabéns pelo post.
Abraço.