Pesquisa personalizada

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aprenda a dizer SIM.

Desde sempre somos sabedores que o NÃO é a palavra que mais ouvimos durante a nossa existência seja ela onde for e por quanto tempo durar. Diz-se também que este processo de ouvir o NÃO começa bem cedinho talvez ainda no ventre materno e cresce na infância onde as crianças ouvem tudo o que NÃO devem fazer quando na verdade deveriam ouvir o que devem fazer e em que tempo. Parece que um pouco com a célebre frase de Oswald de Andrade que representou a Semana de Arte Moderna no Brasil: “NÃO sabemos o que queremos, mas sabemos o que NÃO queremos”. Se é verdade ou não o fato de ouvirmos tantos NÃO’s durante a nossa existência eu honestamente não sei, mas certamente que algumas pessoas exageram e carregam isso para a vida adulta ou o que é pior, para dentro da empresa. E quando isso é passado para o cliente? Aí a vaca já foi para o brejo com chifres e tudo!



Certamente durante a jornada de trabalho precisamos interagir com outros departamentos de nossa empresa e se logo de início recebemos um NÃO quando a resposta deveria ser um: “Vou me informar e te respondo mais tarde” a situação se torna desmotivadora. Se isso se repete com freqüência, vira guerra de departamento e vai para o lado pessoal. Já tem até uma versão de uma música que diz:”Vou NÃO, quero NÃO, posso NÃO, minha mulher NÃO deixa NÃO...” talvez seja um reflexo daquilo que vivemos no nosso cotidiano.



Você já parou para olhar o manual de procedimentos de sua empresa? Já viu como ele é recheado de NÃO’s? Certamente você se sente cerceado de solicitar, caminhar, estacionar, guardar, conversar e às vezes até mesmo de trabalhar! Outro dia vi uma placa em uma empresa em que estava escrito: ”PROIBIDO TRABALHAR DEPOIS DO EXPEDIENTE”, ou seja, a mensagem passada era que a empresa estava proibida de crescer, pois raramente muda-se uma operação de um turno para dois turnos sem que alguns funcionários façam horas extras em função do crescimento da empresa.



Se você é um distribuidor autorizado de NÃO, sugiro repensar seu comportamento e mudar seus hábitos para aprender a dizer SIM. Seus dias estão contados!




Nota: nesta postagem escrevi dezessete NÃO’s e apenas três SIM’s.

Pense nisso e mude seu vocabulário

0 comentários: