Na era da comunicação em que vivemos (discordo um pouco desta minha frase, pois continuo achando que estamos nos comunicando cada vez menos e com pior qualidade), tudo acontece muito rápido e isso gera uma expectativa maior ainda para todos nós. O correio eletrônico ou email acelerou demasiadamente o processo de cobrança por resultados e reduziu a qualidade da comunicação. Por diversas vezes recebi emails incompreensíveis que logo depois foram esclarecidos por telefone e onde o interlocutor falava: “Por email é mais difícil de explicar, chefe!”, então devia ter ligado desde o primeiro instante e não enviado email. Se a opção mais adequada é a comunicação escrita então devemos fazê-la de forma correta para evitar retrabalhos.
Pense na última vez em que você foi comprar algum produto, pesquisou, achou o melhor preço e na hora de fechar a compra o vendedor consultou o estoque e falou que a entrega somente aconteceria em duas semanas. Que aflição, hein! Na mesma hora você se lembrou da outra loja que, apesar do preço 10% maior, tinha o produto para pronta entrega. Você então foi lá e comprou mesmo não precisando tanto assim do produto para aquele dia. Foi assim ou não foi? Quem já não passou por esta situação que atire a primeira pedra! Isso é ansiedade pura e só tende a aumentar a cada dia.
Com toda essa pressa será que não estamos colocando em nosso prato mais do que podemos comer? As empresas vendem facilidades mesmo sabendo que o seu cliente não vai usufruir e isso é uma forma de mantê-lo ocupado com uma promoção que sequer será desfrutada na íntegra. Quem já não se sentiu atraído por um plano de operadora de celular com milhares de minutos + centenas de torpedos + dezenas de Megabytes de pacote de dados + centenas de minutos excedentes em um só mês? Será que dá para usar tudo isso em dias normais ou teremos que tirar férias de 30 dias para usufruir quase tudo? Tudo bem que não dá para esperar a vida toda, mas também não precisamos de tudo para ontem.
A aceleração dos processos não deve reduzir a qualidade do produto ou serviço prestado mas... será que não afeta de mesmo? Indiretamente aceitamos a obsolescência dos produtos com muita facilidade sem levarmos em conta o seu clico de vida completo. De celulares a computadores, de roupas a televisores, tudo sai de moda muito rapidamente nos levando a uma compra para substituição muitas vezes desnecessária. Obsolescência tem custo alto para descarte, ainda somos iniciantes na arte de reciclagem de alguns materiais e a natureza agradece se você colaborar.
Voltando a nossa compra... Está feliz agora com seu televisor de LED que você fez questão da entrega imediata? Esse aí mesmo que você chegou até a pagar um frete extra pois não cabia no seu carro e você queria levar para casa na hora. Tenho certeza que você tirou da caixa, fez as conexões, pegou o manual (não leu e isso é óbvio!), colocou naquela gaveta da sua estante já reservada para os manuais (todos nós temos essa gaveta!), ligou o televisor, deu uma passada nos canais e... foi encontrar uns amigos para um bate papo pois na verdade você nem gosta muito de assistir televisão.
Calma! Voar é para avião.
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