Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dicas para escrever um bom texto.


Você precisa escrever um texto rapidamente e está “sem cabeça” ou inspiração? O chefe te pediu um resumo da última reunião ou seminário que você participou e você não sabe por onde começar. Precisa fazer uma redação e não consegue concatenar as idéias? Os seus problemas acabaram! (Quase todos pelo menos). Inspiração não dá para repassar, estilo também não, mas estas dicas podem facilitar e muito seu caminho para escrever bons relatórios, cartas, emails e até mesmo de artigos para seu blog. Boa parte dos escritores de artigos em jornais, revistas e periódicos usam esta ou outra dica para produzirem seus textos


Em geral ficamos perdidos nesta hora em meio a uma desordem mental, escrever corretamente, passar a mensagem de forma eficaz e ainda colocar um estilo próprio que se acelera pela urgência ou pressão que é exercida sobre nós. Há uma tendência de esquecermos alguma informação importante e daí o usuário ou leitor vai ficar “a ver navios”. Na hora de escrever você deve sempre lembrar que a sua idéia deve ter clareza, precisão, ir direto ao assunto com objetividade e concisão e para isso o leitor deverá identificar as respostas às seguintes perguntas:

O quê? - definição do tema a ser abordado
Quem? - referência a pessoa, animal, objeto ou fato do texto
Quando? - momento ou época em que ocorre o fato
Onde? - lugar onde se desenrola o tema em questão
Como? - de que maneira ocorrem os fatos
Por que? - justificativa ou motivo pelo qual ocorre o fato

A resposta para o O quê deve estar contida no início do texto ou no primeiro parágrafo. No desenvolvimento o leitor deve encontrar as respostas para Quem, Quando, Onde e Como. Já no fechamento deve-se encontrar a resposta para a pergunta Por quê. Vamos ver como fica então em um texto bem pequeno?

Inscrição para Seminário do Meio Ambiente.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente a Escola Estadual D. Pedro I proporcionará aos alunos e visitantes palestras sobre diversos assuntos relacionados às políticas e ações do Meio Ambiente visando conscientizar alunos e pais para a necessidade de preservar o que já existe e reciclar materiais e produtos orgânicos. A Semana do Meio Ambiente ocorrerá entre os dias 7 e 13 de Fevereiro no pavilhão Princesa Izabel. Devido ao número reduzido de lugares, os interessados deverão fazer as suas inscrições pelo website da escola até o dia 15 de Janeiro. Aumentar a conscientização à preservação do Meio Ambiente na comunidade é o primeiro passo rumo à conscientização da nação.

Conseguiu identificar as respostas para aquelas perguntas? Agora tente fazer o contrário preenchendo o quadro resumo e depois criando o texto. Vamos ver como fica então este outro texto?

Resumo:
O quê? - desenvolvimento da leitura para crianças
Quem? - pesquisadores do Governo Federal
Quando? - até 2020
Onde? - Região Sul e Sudeste
Como? - bibliotecas de bairro e municipais com acesso facilitado aos usuários
Por quê? - o aumento dos índices de leitores até os 10 anos cria hábitos saudáveis e perenes

Texto produzido:
Como forma de desenvolver a leitura na faixa etária que vai dos 5 aos 10 anos o Governo Federal determinou aos seus pesquisadores que desenvolvam até 2014 métodos que desenvolvam o hábito de leitura nestas crianças. As regiões do país onde estes métodos serão aplicados são Sul e Sudeste e o processo de desenvolvimento da leitura terá como base a criação de bibliotecas de bairro e municipais com acesso facilitado aos usuários através da apresentação da carteira de identidade ou cartão do SUS. Pesquisadores dos países mais desenvolvidos observaram que os hábitos de leitura devem ser estabelecidos antes dos 10 anos de idade, pois proporcionam um índice de desenvolvimento humano muito acima da média elevando quando estas crianças atingirem a idade produtiva aumentando a capacidade criadora e de desenvolvimento do país.

Esta mesma estrutura serva para um texto pequeno ou para uma boa redação e quem sabe até um livro, pois este também se divide em pequenas histórias. É claro que dependendo do seu objetivo não há a necessidade de seu texto conter todas as respostas às seis perguntas, mas é importante que tenha uma boa parte delas. Use o corretor ortográfico para eliminar os erros mais gritantes e com um pouco de inspiração você vai criar textos de uma forma rápida e que tenham bastante conteúdo.

Lembre-se que só a prática leva à perfeição.

Boa escrita!

0 comentários: