Pesquisa personalizada

sábado, 6 de junho de 2009

O brilho no olhar


Certa vez durante o processo de seleção de estagiários ocorreu um fato bastante curioso e que me chamou a atenção. Todos eles ainda muito jovens e cheios de esperança naquela oportunidade de estágio, oriundos das mais diversas escolas e classes sociais da região, queriam mostrar um pouco do conhecimento adquirido até aquele momento. Aproximava-se a fase final da seleção e a expectativa aumentara ainda mais. Ao completarmos o processo e decidirmos pelos candidatos que seriam os novos estagiários da empresa pedimos que comparecessem para um bate-papo pouco antes de assinarmos os contratos de estágio. Era visível a satisfação e o orgulho que todos traziam estampados no rosto, mas o que mais me chamava atenção era o brilho no olhar. Era um brilho diferente talvez ligado à conquista da primeira oportunidade real. Era a celebração da vitória, do começo de uma nova etapa.

Ao final do nosso bate-papo fiz apenas um pedido: carreguem este brilho no olhar durante o estágio e pelo resto de suas vidas. Celebrem cada vitória como se fosse a última, mudanças hão de ocorrer por toda a sua vida profissional: chefes, supervisores, gerentes, diretores, colegas e empresas podem e certamente vão se revezar nas suas carreiras mas enquanto vocês mantiverem este brilho no olhar vocês serão os melhores profissionais que existem e todos vão querer trabalhar com vocês.

Tempos mais tarde encontrei um daqueles rapazes que, já como profissional e com família e filhos, havia completado o estágio na nossa empresa e fora contratado por outra fora da região ( não tivemos oportunidade de contratação na própria empresa naquele ano ). Ao conversarmos observei que ele ainda tinha aquele mesmo brilho no olhar do início do estagiário e ele me disse agradecido que todas as etapas no estágio foram muito importantes para que ele conseguisse aquela vaga de emprego. Que as dicas que o grupo passou para ele foram decisivas durante o processo de seleção na outra empresa, porém o que mais o chamou a atenção foi a nossa conversa lá no primeiro dia quando falei do brilho no olhar.

E você? Ainda mantém o brilho no olhar depois de conquistar o que tanto desejava?

Pense nisso!

0 comentários: