Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você é um profissional da Geração Gerúndio?



Hoje em dia em muitos lugares ouvimos palavras no gerúndio (formação verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo...) e isso é muito ruim quando levamos esta situação para o ambiente corporativo. Pense se na sua empresa ou no seu setor você tem ouvido muitas expressões ou frases no gerúndio. Pensou? É fato? Então isso significa que a sua empresa está mal. Pessoas e empresas que tem no seu vocabulário muitas ações no gerúndio estão procrastinando aquilo que deve ser feito hoje e deixando para outro momento no futuro. Não quero dizer que todas as ações devem ocorrer ao mesmo tempo e esse tempo seja só o presente, o dia de hoje, mas tem gente que nunca chega lá. Tem gente que está sempre indo, fazendo, criando, moldando, desemperrando, consertando, tentando e as tarefas nunca terminam.

Outro dia um amigo comentou que pediu a uma pessoa do seu setor que corrigisse um relatório que fora emitido errado no final do mês e a resposta foi: - Estou corrigindo, chefe! Tudo isso ocorreu em Janeiro, já estamos em Abril e o bendito relatório ainda está sendo corrigido. Dá para acreditar que aquele profissional não teve tempo? Claro que não! Agindo assim as tarefas se acumulam sobre a sua mesa, nas gavetas ou nos computadores e nunca se encerram. Muitas vezes não é nem questão de administração de tempo, é a mais pura falta de profissionalismo que tende a aumentar em cascata quando esse vício é observado e adotado por outros colegas de trabalho.

Nosso cérebro se acostuma sempre com o caminho mais fácil e desiste de funcionar caso não coloquemos aquela tarefa difícil como sendo a prioridade principal e sobretudo com data para encerramento. Quem de nós não deixou de enviar um email de resposta e depois se viu cobrado pelo cliente sobre aquela mesma resposta, porém de uma forma muito mais contundente e teve de dar mil explicações que tomaram mais tempo do que simplesmente responder o email? O grande problema é você acumular gerúndios. Tire de seu vocabulário o gerúndio que representa tarefas que nunca serão completadas e use apenas aquele que certamente representa uma ação que se completará no futuro mas que está realmente em curso ou andamento.


Pense nisso e tire o Gerúndio do seu vocabulário!

0 comentários: