Pesquisa personalizada

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Curiosidades: nomes de bairros do Rio de Janeiro (2)

"Ipanema" significa “águas perigosas” em tupi.

"Tijuca" em tupi-guarani significa brejo, lamaçal.

"Guaratiba" em tupi-guarani significa morada ou sítio das garças.

"Copacabana" significa mirante do azul, na língua Inca Quichua. Também existe uma cidade boliviana nas margens do Lago Titicaca com o nome de Copacabana. Originalmente, o nome do bairro era Sacopenapã.

"Engenho da Rainha" fez parte das terras pertencentes à rainha Dona Carlota Joaquina, casada com D. João VI e mãe de Dom Pedro II, por isso este nome.

"Grajaú" foi dado em homenagem à cidade de Grajaú, terra natal do engenheiro que projetou o bairro, no interior do Maranhão. Várias ruas do bairro têm nome de cidades e rios maranhenses.

"Leblon" teve sua origem numa chácara pertencente ao francês Charles Le Bron que existia no local em meados do Século XIX.

"Leme", por causa da Pedra do Leme, contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

"Ilha do Governador", habitada pelos índios Temiminós, que a abandonaram em conseqüência dos ataques de inimigos Tamoios e traficantes franceses de pau-brasil, os quais foram definitivamente expulsos em 1567, pelos portugueses foi doada a 5 de setembro desse ano por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Correia de Sá (o Velho), futuro governador (daí o nome do bairro) da capitania.

"Vila Isabel", batizado em homenagem à Princesa Isabel.

"Gávea" devido à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Sabe de alguma história ou fato semelhante sobre o seu bairro ou a sua cidade no Brasil ou em outro país? Deixe um comentário neste blog.

2 comentários:

ana disse... [Responder este comentário]

Muito interessante essa historia td se encaixa ou seja tem uma explicaçao obvia,parabens...

Anônimo disse... [Responder este comentário]

Muito interessante esa historia tudo tem uma explicaçao obivia