Pesquisa personalizada

sábado, 3 de dezembro de 2011

Quando o líder deve sair de cena?



Na nossa fase pré adolescente precisamos demonstrar para nossos pais e amigos as nossas competências e forças, isso faz parte do processo de desenvolvimento do ser humano. Passamos a responder pelos nossos atos e nos tornamos mais independentes a cada dia. Na liderança não deve ser diferente! No entanto existe uma grande diferença entre estes dois casos: na adolescência normalmente a competição é a nosso favor pois nossos pais têm o mesmo objetivo que nós e normalmente nos apoia; no trabalho as coisas podem ser um pouco diferentes...

A competição do dia a dia no trabalho, vez ou outra, nos tira um pouco o sentido da nossa existência que é viver em grupo (equipe), interrelacionar com outras pessoas e grupos para o crescimento comum e assim essa competição nos faz tomar atitudes que contrariam essa nossa própria essência. Um verdadeiro líder deve saber interpretar estes sinais para que não se deixe influenciar por estas mazelas e assim permitir e apoiar o crescimento de sua lideranca e isso não tem só a ver com emporwement, tem a ver com o crescimento e desenvolvimento de profissionais que mais tarde serão os novos lideres da empresa. Uma coisa nem sempre está diretamente relacionada à outra apesar de algumas semelhanças. Ter o poder não significa capacidade de apresentar soluções.


Já vi lideres que delegam, dão poder, mas restringem o aceso de seus liderandos às informações ou níveis superiores agindo como um meio líder ou falso líder. Um verdadeiro líder, aquele que tem confiança em seu potencial e quer dar oportunidades aos seus liderados, sabe o momento exato de sair de cena e atuar como um grande coacher apenas orientando seus jogadores.

Sair de cena deve fazer parte da estratégia dos lideres e deve ocorrer em todas as áreas subordinadas ao líder. Certamente que o suporte nestes momentos é de suma importância mas saiba que seu liderado não vai atuar exatamente como você e isso requer o seu entendimento e compreensão. Muito importante que ele saiba as linhas gerais para poder atuar sozinho.

O momento mais importante é a sucessão de seu posto. É nessa hora que ele deve ficar apenas observando o desenvolvimento de seu liderado, considerando-se que já tenha uma boa base de conhecimento da operação da empresa, para atuar o mínimo possivel e qunado necessario fazer as correções de curso com base no seu conhecimento adquirido. O resultado disso tudo será uma empresa mais produtiva, com novas idéias, respostas diferentes para as mesmas perguntas e a sinalização para os colaboradores de que mudanças não ficam só no papel ou acontecem só na "casa" do vizinho.

Vá em frente e saia de cena na hora certa!





0 comentários: