Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas para conduzir eventos Lean na sua empresa


Em muitas oportunidades temos que conduzir eventos Lean na empresa e aqui vão algumas dicas importantes que poderão te ajudar nesta tarefa.

1- Comece o evento com alguma dinâmica de grupo. Isso é importante, pois atua no campo do lúdico levando as equipes a uma descontração natural e ao mesmo tempo aquece o cérebro dos participantes.

2- Apresente uma agenda para o grupo contendo os horários de cada etapa e as paradas para café. É muito importante que o grupo perceba que o evento está bem organizado e tem regras.

3- Lembre-se que como facilitador você deve atuar para que todos se sintam ativos e participantes na solução de um problema. Pedir sugestões daqueles que estão mais calados e não deixar que apenas um participante atue é importante já desde o início. Não busque envolvimento apenas, mas o comprometimento.

4- Ouça cada sugestão até o fim. Saber ouvir é muito importante e valoriza a participação do colega, pois ninguém é dono da razão. O Facilitador também aprende com os outros.

5- Elogie as sugestões e propostas de sua equipe. Mesmo que a idéia não seja boa, elogie a participação da pessoa, pois não é fácil falar em grupo (falar em pública ainda é um dos maiores medos do ser humano).

6- Todos devem participar e dar idéias. Tenha em seu grupo pessoas com perspectivas diferentes e de áreas diferentes para que o evento seja mais criativo e tenha uma abrangência maior.

7- Mantenha o foco sempre. Em eventos Lean (e reuniões em geral) há uma tendência a sairmos do foco tentando conectar o problema em questão com outro que nem sempre está diretamente ligado. Coloque tempo pata algumas atividades já desde o início para que o grupo perceba que existem limites e faça com estes limites de tempo sejam respeitados. Mantenha o foco no positivo e não no negativo.

8- Crie desafios para a equipe que vai apresentar as soluções Lean e aplique seus conceitos à medida que o evento vai sendo conduzido. É muito importante conectar teoria e prática.

9- Apresente os resultados através de fotos, gráficos que devem compor um Relatório ao final do evento e coloque em lugar de circulação para que todos tenham conhecimento.

10- O grupo deve atuar na manutenção dos ganhos alcançados e para isso eleja “auditorias” periódicas de manutenção caso contrário todo o esforço despendido irá por água a baixo.

11- Celebre as conquistas do grupo sejam elas grandes ou pequenas mas desde que estejam conectadas ao evento.

Sucesso no seu evento!

0 comentários: