Pesquisa personalizada

sábado, 4 de junho de 2011

Aprenda a dizer NÃO.

 Imagine-se liderando uma equipe em que você tem que: organizar, planejar, treinar, instruir, demonstrar, vender, cobrar, medir satisfação dos seus clientes, avaliar os resultados obtidos, contratar novos colaboradores, demitir outros... Ufa! Já chega, é estafa na certa. Esta é a rotina de muitos de nós que estamos lendo (ou até escrevendo) este texto. Sim ou não? SIM e um sonoro SIM. Pode até não ser nesta proporção ou forma, mas certamente executamos mais tarefas que somos capazes. Estamos todos com o prato muito cheio e nesta hora precisamos, depois de eliminar as tarefas que não agregam valor ao nosso produto ou serviço, aprender a dizer NÃO para as novas atribuições que querem colocar de volta no nosso prato.

Algumas pessoas sabem como fazê-lo sem ferir relacionamentos, sem macular a sua imagem e sem criar um clima ruim com a empresa. É muito importante que VOCÊ, que já está acostumado a assumir novas atribuições e sempre foi considerado um grande colaborador, saiba exatamente como passar esta mensagem aos seus chefes e avaliadores, pois é uma mudança radical para os dois lados. Eles sempre conviveram com o seu SIM e já contavam com você para aquela nova atribuição e nesta hora vale uma boa dose de conversa e esclarecimentos.




Saber demonstrar os benefícios de outra pessoa ou departamento receber aquela nova atribuição é tão importante quanto executá-la de forma incorreta ou ineficiente. Talvez você possa até gerenciar a sua execução, mas às vezes é preciso dizer NÃO mesmo que com carinho. Tudo isso em benefício seu e da empresa e certamente há alguém mais na empresa que pode receber e executar o trabalho e isso é um fato! Caso contrário já estaria na hora de contratar mais colaboradores.



Se você sempre foi visto como um colaborador que diz SIM então vale à pena saber como anda seu “prato” de tarefas e caso esteja cheio diga NÃO e mude seu comportamento para a sua saúde física e mental e para a saúde da empresa onde você trabalha também.

Pense nisso e aprenda a dizer NÃO.

0 comentários: