Pesquisa personalizada

domingo, 5 de junho de 2011

Como será o amanhã? Responda quem puder.


Em tempos de tanta versatilidade, competências e mudanças tão rápidas me dou o direito de escrever sobre vários assuntos em um só artigo afinal a geração atual consegue estudar vendo TV, ouvindo rádio, com fone de ouvido do Ipod em frente ao notebook teclando nas redes sociais. Há 20 anos qualquer pedagogo diria que isso seria impossível. Então vamos lá!

Plano de vida: que tal começar pensando em como vai ser a próxima semana? Depois o próximo mês e depois o próximo ano? Já é um grande passo mas ainda pequeno se pensarmos que algumas empresas pensam em como serão os próximos cinco, dez ou quinze anos. Vamos pensar na semana que vem. Será que você só terá espaço para o trabalho? Ou estudo? Ou tomar conta de casa? Tudo isso é muito importante mas não suficiente. Todos nós somos capazes de projetar as nossas vidas através de nossos anseios e assim caminharmos em uma direção previamente definida e não deixar o barco da nossa vida ser conduzido pelo vento ou navegar sem direção. Quem de nós não conhece uma pessoa que entra ano e sai ano e não cria novas oportunidades? É muito importante que você estabeleça e visualize onde quer estar no futuro e não espere muito porque o futuro chega muito rápido.

Desenvolvimento pessoal: sabe aquele curso de Inglês que você começou e parou? Sabe aquele treinamento de atendimento a clientes que você não deu importância e sequer compareceu? Estes e outros cursos podem ser um diferencial importante na hora de buscar uma nova oportunidade. No mínimo estes e outros cursos demonstram para o avaliador, a sua disposição em aprender. Com o acesso à internet você certamente tem à sua disposição um grande número de cursos grátis no Brasil e no exterior que irão contribuir para o seu desenvolvimento. Aproveite cada oportunidade que surgir e extraia dela o que há de melhor. Lembra do discurso do Steven Jobs em Stanford em 2005 quando ele falava das conexões que fazemos quando olhamos para trás e vemos a importância que cada passo dado no passado tem no nosso futuro. Saber nunca é demais e não ocupa espaço.

"Novamente, você não pode ligar os pontos olhando para frente; você apenas pode ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos vão, de alguma forma, se ligar no seu futuro. Você tem que confiar em alguma coisa – sua força, destino, vida, carma, qualquer coisa. Isso nunca me deixou na mão, e tem feito toda a diferença na minha vida."




Gastos pessoais: se você ainda não tem uma planilha de controle de gastos pessoais então esta fora de moda. Pode ser um simples caderninho de anotações ou uma planilha automática criada no seu notebook ou PC mas o certo é que você precisa saber para onde vai seu rico dinheirinho. Use e abuse destes controles e saiba que você não precisa ser um "mão de vaca" só porque faz este controle. Ah... E não importa quanto você ganha! Uma prestaçãozinha aqui, outra ali aliadas às despesas esporádicas e quando vemos já comprometemos o nosso pagamento quinzenal ou mensal. Tenha sempre em mãos o seu caderninho de anotações ou uma cópia do arquivo do computador quando for sair de casa. Pratique e você verá o quanto este controle vai te ajudar a dizer SIM ou NÃO na hora da compra. Começe hoje!

Saia de casa e olhe o que está acontecendo ao se redor, veja como as pessoas e empresas de sucesso atuam e tenha certeza que não é fácil estar sempre preparado para as oportunidades que irão aparecer. Exige muita dedicação, trabalho e muitas vezes abster-se de algum lazer mas tenha certeza que vale à pena. O seu futuro agradece!

0 comentários: