Pesquisa personalizada

terça-feira, 7 de junho de 2011

Estou no vermelho e agora?

Então... Se você não praticou o controle de gastos pessoais (já citado em algum artigo meu ou de outro) agora vai ter que tomar o remédio amargo e não tem outro jeito mas... não pense que tudo está perdido. Vamos então colocar a mão na massa (literalmente)!

Direto ao assunto: Você SÓ tem duas opções, ou fecha as torneirinhas de saída ou coloca outra entrada de água. É isso mesmo... O seu bolso é igual a uma caixa d'água: tem várias torneiras de saída e, normalmente, apenas uma entrada de água. O primeiro passo é mapear todas as suas despesas e nesta hora sugiro que você pegue uma folha de papel e um lápis para anotar TODAS, eu disse TOOOOOODAS as suas despesas. Não pense que você será capaz de se lembrar de todas elas já na primeira vez que decidir escrever pois sempre aparecerá uma nova despesa mesmo que de pequena monta. Insistir e desafiar a sua memória é um bom negócio. Depois de conhecer todas as suas torneirinhas (despesas) é hora de agrupar por tipo: Gastos FIXOS, VARIÁVEIS e ELETIVOS. Você tem que chegar o mais rápido possível ao ponto em que suas despesas totais sejam inferiores ao seu rendimento. Este é o seu primeiro e maior objetivo! VOCÊ não pode gastar mais do que ganha (ponto final) senão vai ser sempre aquele lance de jogar os carnês para o alto e pegar apenas um deles.


Atue primeiramente naquelas despesas consideradas supérfluas (ELETIVAS): presentes, festas, passeios, roupas da moda, idas a restaurantes, taxi, partidas de futebol do seu time do coração, planos de internet mais elaborados, de TV a cabo com centenas de canais + canais exclusivos, etc. Cuidado com a sensação de que é só um “cineminha”, estes passeios em shopping tendem a te manter afastado do seu objetivo. Lembre-se que você está numa guerra e precisa salvar qualquer Real para poder sair o mais rápido possível do vermelho. As tentações certamente surgirão e você precisa ser muito disciplinado e resistir. Neste quadrante das eletivas você poderá atuar sem dó porque tão logo saia do vermelho poderá usufruir das mesmas facilidades. Feitos os cortes, avalie a sua situação e veja se já é o suficiente (despesas menor que receita), se não for então vamos para a segunda etapa e essa é (ainda) mais dolorida. Lembre-se que o esforço para se recuperar é diretamente proporcional à dívida que você contraiu.

Como você já está com a auto estima baixa então é hora de mudar o jogo de uma vez por todas e seguir com mais vontade em busca do seu objetivo. Use isso como uma força motivadora e vamos mexer nas despesas consideradas VARIÁVEIS. Prepare-se pois nesta fase você vai mexer com aspectos que foram considerados como conquistas por você ou sua família. Vou me ater a poucos exemplos...

Carro novo e viagem: sabe aquele carro que você acabou de comprar? Talvez seja necessário vendê-lo e pegar outro de menor valor para que a diferença te ajude a acabar com a sua dívida. Sabe aquela viagem que estava planejada e até com algumas parcelas já pagas? Vá até a agência de turismo e veja a possibilidade de adiar para outra época.

As medidas anteriores foram seguidas à risca? Você eliminou as despesas supérfluas, atuou em todas as despesas VARIÁVEIS e mesmo assim não adiantou. A coisa é mais séria que VOCÊ pensava! Se você fez a lição de casa direitinho não deve faltar muito para chegar ao seu objetivo mas é preciso uma cirurgia pois os remédios não foram suficientes. Hora de mexer nas despesas FIXAS.

Uma pausa. Você lembra que no início deste artigo falei em duas opções? A outra opção pode ser usada antes de cortar as despesas VARIÁVEIS ou agora antes das despesas FIXAS. Vamos esclarecer! Todos nós temos habilidades que podem e devem ser usadas principalmente nestas situações. Trabalhos temporários caem como uma luva nesta hora: call center, aulas, representação de produtos, produção e vendas são alguns exemplos de atividades que podem ser exercidas com o objetivo de colocar a casa em ordem e acabar logo com as dívidas. Existe outro grupo de atividades mais específicas que variam de um profissional para outro e que não dá para descrever em uma postagem apenas. Estas são formas de você aumentar a sua receita que no exemplo da caixa d’água representar colocar mais entradas de água.

Se depois de tudo isso você ainda não conseguiu se livrar das dívidas então... vamos à cirurgia! Mudar as crianças de escola ou curso, desligar o freezer, fazer ginástica em casa ou passar a correr, trocar a empregada por uma diarista, etc. Uma coisa é certa: todo esforço para voltar a respirar é válido.


Importante: lembrar que o verbo COMPRAR está restrito às despesas de sobrevivência (guerra é guerra!), que o seu cartão de crédito deve ser aposentado por um longo período e que você deve atuar nas despesas de maior magnitude. Tudo isso junto vai te tirar do buraco mais rápido e fazer a sua caixa d’água se manter cheia por mais tempo.

Segue link para uma Planilha de Orçamento Doméstico



Ah... e vê se não se mete mais em dívidas!

0 comentários: