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domingo, 24 de julho de 2011

Não se pode errar nem na parada (dos boxes).


A Fórmula 1 já não é a mesma! É o que falamos nós brasileiros desde aquele 1° de Maio que todos queremos esquecer quando o nosso maior representante se foi. Maior não em campeonatos vencidos à época mas pela grandiosidade que o cercava em termos de pilotagem e resultados. Nos últimos anos vimos os alemães se tornarem grandes campeões ou vimos de perto um alemão multi campeão e agora vemos um novo alemão campeão assombrando as nossas manhãs de Domingo. As equipes vão se alternando entre entrantes e ficantes neste circo da F1 que a cada ano coloca um novo produto ou serviço nos carros ou nas transmissões. Importante ressaltar que estes produtos (fibra de carbono, freio ABS, célula de sobrevivência, etc) vão sendo incorporados aos carros de passeio (os mais caros, é óbvio!) e depois de muitos anos são inseridos nos automóveis mais comuns quando estes produtos já estão em escala de produção. Este ano estamos vendo um alemão “voando baixo” como se diz na gíria automobilística e ganhando todas as corridas ou quando menos subindo ao pódio para tomar seu Champagne Mumm (ela custa a bagatela de R$ 3999,99 cada garrafa de 3 litros e se você decidir levar a segunda garrafa o preço por unidade cai para R$ 3949,99 – que decontaço!). Hoje no grande prêmio da Alemanha em Nurburgring vimos a equipe Ferrari do nosso Felipe Massa dar suporte aos seu plano de corrida e fazer tudo certo durante quase toda a corrida com trocas de pneus em tempos mínimos, o que deu ao nosso piloto a chance de recuperar posições perdidas já na largada. Tudo certo até que... (aquela pausa silenciosa e inquietante).

Até que... uma última parada era necessária por conta do regulamento da F1 e as duas equipes já estavam preparadas para a chegada dos carros. Massa entra para os boxes seguido de Vettel e a equipe Ferrari se atrapalha e toma alguns segundos preciosos de Massa durante a troca dos pneus. Isso é o suficiente para o alemão sair dos boxes na frente do brasileiro e terminar a corrida em 4° lugar.

Que lição podemos tirar deste episódio? Para vencer, você e sua equipe precisam estar em máxima sintonia e não podem errar até o final da corrida nem mesmo nas paradas para trocar os pneus. Fazer certo uma, duas, três vezes já não é mais o bastante. Não garante a vitória ou uma posição melhor na largada, é preciso acertar sempre ou errar apenas onde se pode errar, NUNCA na hora H caso contrário o seu adversário é que vai vencer. Quantas empresas despencam de suas posições no ranking de Melhores Empresas ou mais lucrativas por uma ação errada de seu CEO – Chief Executive Officer ou do seu time de decisão. É claro que todos estão sujeitos a errar, porém em competições de alto nível onde todos são profissionais capazes e cientes de suas responsabilidades, um erro de alguns segundos é fatal e muitas vezes se torna irrecuperável a vitória ou uma melhor posição.

Treine muito e erre nos treinos para não chorar o champagne derrado.

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