Pesquisa personalizada

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que falta é ATITUDE.


Este artigo foi pensado e escrito depois de uma frase muito interessante que li numa postagem nas redes sociais sobre ATITUDE (obrigado pela dica!). O que está acontecendo conosco? Por que crianças, jovens e até adultos estão sem atuar na hora ou no momento mais adequado? Será que as escolas estão preparando os alunos para tomarem decisões na hora H? Que diferença faz isso na carreira e na vida de uma pessoa? Quem de nós nunca se viu diante de uma situação em que achamos que faltou atitude na hora da decisão?


Sabe na balada quando você olha uma gata e fica naquela dúvida tentando escolher o melhor momento para chegar e conversar com ela (mesmo naquele som altíssimo de milhões de decibéis) e olha para o seu copo de bebida, toma aquele gole, bate o copo na mesa, olha naquela direção e... vê que alguém já chegou e já está dando o maior beijo. Você fica se lamentando e tentando entender porque aquilo aconteceu. Foi a ATITUDE do seu concorrente que fez com que ele levasse aquela gata antes que você. Sabe na escola quando o professor pede para você apresentar um trabalho sobre um personagem da história e você ou seu grupo optam por fazer de uma forma diferente da convencional? Daí chega o dia da apresentação e todos levam o trabalho em PPT – PowerPoint, mas seu grupo decide fazer uma encenação ao vivo sobre o assunto. Isso é ATITUDE! Muitas vezes questionada, controversa, mas é isso mesmo. Pessoas de atitude tomam decisões e buscam caminhos diferentes do tradicional ou pelo menos atuam na hora certa não deixando para depois. O grande problema é que falamos de gestão participativa ou democrática, mas ainda vivemos tempos de chefia e não de liderança e isso bloqueia a nossa atuação.

Outro dia vi um menino de 11 anos pedir calma a um adulto que estava absolutamente nervoso porque a bola bateu no seu portão. O senhor xingava o pobre menino que com personalidade e ATITUDE falava que apesar de não ser ele o responsável por jogar a bola no portão, ele se dispôs a ir lá e pedir desculpas pelo acontecido. Uma atitude diferenciada diante de tudo o que vemos por aí. Interferi em favor do menino e esclareci a situação.

E na empresa? Como é que fica esta situação? Será que todos os colaboradores têm atitude diante de um acontecimento? Será que ao notarem algo errado eles utilizam os canais competentes para buscar uma solução? Alguns poucos entendem este contexto e atuam na busca por uma solução. Lembro de uma palestra que assisti e cujo palestrante contava a história de um caminhão que ia de uma cidade a outra levando os jogadores de futebol e uma parcela de torcedores na carroceria. No meio do caminho debaixo de uma chuva intensa, o caminhão que seguia por uma estrada de terra acabou atolando. Das vinte e poucas pessoas que estavam na carroceria apenas 3 ou 4 tiveram atitude de descer e buscar meios para desatolar o caminhão colocando pedras, galhos de árvores e empurrando o caminhão. Estes foram capazes de influenciar mais uns dois ou três que diante de um chamado desceram e começaram a ajudar também, porém os demais sequer desceram para deixar de fazer peso na carroceria do caminhão. Na sua empresa não é diferente! Poucos arregaçam as mangas e tomam atitudes na hora que precisam tomá-las, alguns são influenciados por um ou outro líder, porém a grande maioria é só contra peso.

ATITUDE é tudo!

0 comentários: