Já vi muita gente boa perder vaga por não se preparar para este momento que, quem está buscando mudança, certamente vai passar. Nesta hora é muito importante que o candidato entenda o perfil da vaga e para isso ele deve ler com bastante atenção para não se frustrar com o resultado. Pegar a sua metralhadora e sair atirando para todo lado pode não ser o melhor caminho a seguir principalmente se forem vagas na sua própria empresa e ficar no anonimato ou escondido atrás de seus medos também não vai te levar a lugar algum.
Leia com atenção a descrição do cargo pretendido e quais são as habilidade exigidas para a função. Faça uma análise por escrito e compare o que é exigido versus o que você tem para apresentar. Isso é muito importante, pois você vai ter uma visão detalhada do seu potencial para aquela vaga pretendida. Se decidir concorrer, estude seus pontos francos para que saiba como defendê-los e também seus pontos fortes para que se lembre de ressaltá-los na hora da entrevista. Faça por escrito, pois somente assim você terá uma ótima referência para te direcionar. Se a vaga requer habilidades de atendimento a clientes em um setor técnico busque demonstrar seu conhecimento na área técnica de forma simples e direta, pois seu currículo já deve conter estas informações, mas não se esqueça que para esta vaga o seu conhecimento técnico é considerado como obrigatório, porém o que se busca é algo muito além disso (como você atua no atendimento a clientes, por exemplo). Se você insistir em demonstrar suas habilidades técnicas vai tomar tempo de entrevista e vai ficar de fora da seleção sem saber o motivo. É muito importante que as suas respostas estejam alinhadas com o cargo (parece bobeira dizer isso, mas não é).
Um dia antes ensaie o que vai falar e tenha algumas respostas prontas na ponta da língua, pois algumas perguntas são bastante comuns nestas situações (Por que você?; Qual a sua expectativa nesta função?; Como era sua empresa anterior?; etc). Cuidado com o bate papo antes da entrevista, o processo começa quando você recebe a primeira ligação te convocando para a seleção e vai até a hora da contratação. Aquela conversinha mole do entrevistador pode te tirar do páreo.
Ano passado escrevi um artigo dando dicas para uma boa entrevista ( http://ngfconsultoria.blogspot.com/2010/12/dicas-para-uma-boa-entrevista-de.html ) que abrange aspectos muito importantes deste mesmo processo.
Na hora “H” você deve responder objetivamente às perguntas, com calma e lógica. Busque um linguajar simples e sem gírias. Demonstre seu conhecimento usando nas suas respostas palavras ou termos que façam parte do contexto daquela vaga. Se tiver algo importante a destacar sobre o seu perfil pessoal ou profissional, demonstre para o entrevistado sem arrogância ou prepotência, mas não se esqueça de fazê-lo. Durante as suas respostas observe as reações do entrevistador e mude o rumo se achar necessário. Se o rosto dele “diz” que você está indo no caminho errado, pare e inverta a situação perguntando se a sua resposta está no nível de detalhe adequado ou não. Daí, refaça sua resposta de acordo com o que ouvir. Agradeça a oportunidade da entrevista e fale de amenidades também, apenas não se deixe levar para este lado por muito tempo. Diga sempre a verdade e se mencionar dados de resultados lembre-se que poderá ter que demonstrá-los em uma nova fase. Não exagere na tinta!
Prepare-se e tenha sucesso na sua próxima entrevista!
0 comentários:
Postar um comentário