Pesquisa personalizada

domingo, 9 de outubro de 2011

Entrevista de emprego. O que falar nesta hora?


Inflação dando sinais que está viva e crescendo tal qual um bebê recém nascido, governo se articulando e desarticulando a cada dia, empresas que estavam crescendo começaram a reduzir a velocidade, empresas crescendo em mercados que não estavam na previsão do governo. Quanta confusão, certo? Hora de mudar de emprego? Talvez. O mercado ainda está ávido por bons profissionais e está aquecido em muitas áreas. Serviço e tecnologia estão em alta e carente de profissionais competentes. O mercado da aviação está carente de mecânicos e pilotos com tantos programas de expansão no país, empresas aéreas se unindo e ficando mais fortes, enfim... oportunidade para quem se preparou.


Já vi muita gente boa perder vaga por não se preparar para este momento que, quem está buscando mudança, certamente vai passar. Nesta hora é muito importante que o candidato entenda o perfil da vaga e para isso ele deve ler com bastante atenção para não se frustrar com o resultado. Pegar a sua metralhadora e sair atirando para todo lado pode não ser o melhor caminho a seguir principalmente se forem vagas na sua própria empresa e ficar no anonimato ou escondido atrás de seus medos também não vai te levar a lugar algum.

Leia com atenção a descrição do cargo pretendido e quais são as habilidade exigidas para a função. Faça uma análise por escrito e compare o que é exigido versus o que você tem para apresentar. Isso é muito importante, pois você vai ter uma visão detalhada do seu potencial para aquela vaga pretendida. Se decidir concorrer, estude seus pontos francos para que saiba como defendê-los e também seus pontos fortes para que se lembre de ressaltá-los na hora da entrevista. Faça por escrito, pois somente assim você terá uma ótima referência para te direcionar. Se a vaga requer habilidades de atendimento a clientes em um setor técnico busque demonstrar seu conhecimento na área técnica de forma simples e direta, pois seu currículo já deve conter estas informações, mas não se esqueça que para esta vaga o seu conhecimento técnico é considerado como obrigatório, porém o que se busca é algo muito além disso (como você atua no atendimento a clientes, por exemplo). Se você insistir em demonstrar suas habilidades técnicas vai tomar tempo de entrevista e vai ficar de fora da seleção sem saber o motivo. É muito importante que as suas respostas estejam alinhadas com o cargo (parece bobeira dizer isso, mas não é).

Um dia antes ensaie o que vai falar e tenha algumas respostas prontas na ponta da língua, pois algumas perguntas são bastante comuns nestas situações (Por que você?; Qual a sua expectativa nesta função?; Como era sua empresa anterior?; etc). Cuidado com o bate papo antes da entrevista, o processo começa quando você recebe a primeira ligação te convocando para a seleção e vai até a hora da contratação. Aquela conversinha mole do entrevistador pode te tirar do páreo.

Ano passado escrevi um artigo dando dicas para uma boa entrevista ( http://ngfconsultoria.blogspot.com/2010/12/dicas-para-uma-boa-entrevista-de.html ) que abrange aspectos muito importantes deste mesmo processo.

Na hora “H” você deve responder objetivamente às perguntas, com calma e lógica. Busque um linguajar simples e sem gírias. Demonstre seu conhecimento usando nas suas respostas palavras ou termos que façam parte do contexto daquela vaga. Se tiver algo importante a destacar sobre o seu perfil pessoal ou profissional, demonstre para o entrevistado sem arrogância ou prepotência, mas não se esqueça de fazê-lo. Durante as suas respostas observe as reações do entrevistador e mude o rumo se achar necessário. Se o rosto dele “diz” que você está indo no caminho errado, pare e inverta a situação perguntando se a sua resposta está no nível de detalhe adequado ou não. Daí, refaça sua resposta de acordo com o que ouvir. Agradeça a oportunidade da entrevista e fale de amenidades também, apenas não se deixe levar para este lado por muito tempo. Diga sempre a verdade e se mencionar dados de resultados lembre-se que poderá ter que demonstrá-los em uma nova fase. Não exagere na tinta!


Prepare-se e tenha sucesso na sua próxima entrevista!


0 comentários: