Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dicas para uma boa entrevista de emprego


Recentemente vi uma reportagem sobre o melhor período para se buscar um novo emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho e pasmem! Este período de festas de Dezembro até o Carnaval é o melhor! As empresas continuam com a sua necessidade de preencher vagas e muitos profissionais estão de férias ou se preparando para um novo ano que já vai começar. Corra no sentido contrário e espalhe seu Curriculum Vitae pois a demanda continua e em alta!

Já que você vai se aventurar nesta jornada este é o momento para refletir sobre o que falar durante a entrevista de emprego. Este jogo de queda de braços entre você e o entrevistador não é fácil e a cada dia são desenvolvidas novas técnicas para tentar obter com maior precisão o perfil daquele que será o futuro colaborador da empresa (visão do entrevistador) e você tenta passar com clareza as suas principais e melhores características pessoais e profissionais (sua visão). Pronto! Combate à vista.


Leia estas dicas e pense um pouco sobra cada uma delas, reflita e estude sua apresentação como se fosse uma palestra ou um trabalho de conclusão de curso/mestrado. Pode parecer desnecessário mas quão melhor preparado você estiver, melhor será o seu desempenho e isso conta ponto. Pode ser até que a vaga pretendida exija do profissional uma preparação para reuniões com clientes e se você já não se preparou para a entrevista... Então vamos lá!

1- Fale sobre VOCÊ:

Em muitas entrevistas é solicitado que você se descreva e é nessa hora que o seu controle deve estar em alta para não fazer igual ao gato e começar a se lamber demais. Certamente que você deverá descrever em poucas palavras a sua experiência profissional, formação e principais projetos que trabalhou ou liderou. Deixe sempre um ponto de aprimoramento (seu ponto fraco) e fale daquele que é o seu ponto forte. Mentir ou exagerar em números e resultados pode ser o fim da linha. Tente responder esta pergunta em 2 minutos e para isso treine em casa escrevendo o texto ou os principais itens a serem citados.

2- Qual a sua experiência anterior?

Destaque um projeto que trabalhou ou liderou e descreva-o de forma clara e completa em poucas palavras. Na preparação você deve escolher um projeto que esteja mais relacionado a esta vaga de emprego ou então busque no seu projeto características semelhantes às que são requeridas nesta vaga.

3- Como era sua relação na empresa ou com o chefe anterior?

Já vi muitos profissionais perderem (ou se perderem) nesta pergunta. Sabe aquele chefe que você não gosta na empresa em que você ainda trabalha ou alguma questão mal resolvida na sua atual empresa e que ficou engasgada na sua garganta? Não é na entrevista que você deve colocar para fora suas desavenças ou lamentações. Nunca faça isso! Também não vá exagerar nos elogios porque o entrevistador atual poderá ser o seu próprio chefe e se você morre de amores pela empresa ou chefe anterior... a situação pode ficar complicada. Seja honesto e direto.

4- Salário pretendido

Ainda é uma pergunta que surge em entrevistas e deve ser respondida de alguma forma. Há casos que vale á pena destacar o desafio profissional e blá, blá, blá mas... às vezes se faz necessário citar valores. E aí? SE você fez a lição de casa direitinho saberá qual o seu valor e qual o valor daquela posição para a empresa. Neste caso não há escolha e você deverá fazer a sua colocação.

5- Por que VOCÊ deve ser contratado?

Esta pergunta deve ser respondida pensando sempre no seguinte tripé: empresa, você e ambos (você+empresa). Fale inicialmente da sua capacidade de apresentar soluções para a empresa e sua disposição para colaborar. Fale também sobre a sua vontade de crescer profissionalmente, seus objetivos profissionais e o quanto esta oportunidade vai contribuir para que isso aconteça e por último fale sobre a sua expectativa poder proporcionar os resultados esperados pela empresa e ao mesmo tempo ampliar seus conhecimentos.

6- Apresentação Pessoal

Não vá de terno se você vai trabalhar fazendo manutenção de máquinas guindastes mas também não vá de chinelos e calça jeans se você vai concorrer a uma vaga de Gerente de um Centro de Manutenção! Vista-se adequadamente para a ocasião e cargo pretendidos, talvez um pouco acima seja o ideal. Calça e camisa social cumprem bem seu papel para boa parte das situações, terno ou blazer caem bem para cargos de supervisão; use terno para cargos de Gerência e Direção sempre. Mulheres devem vestir um conjunto tailleur ou terninho para as vagas de Gerência ou Direção e em qualquer situação devem exibir uma maquiagem que não chame mais a atenção que o seu curriculum vitae. Saias devem ser comportadas e pouco acima do joelho. Decotes devem ser guardados para as suas ocasiões pessoais mas não para uma vaga de emprego. Barriga de fora: nem pensar!

Alguns pontos tão importantes quanto às respostas: procure criar um ambiente leve e identificar áreas de interesse pessoal ou profissional comuns com seu entrevistador, demonstre algum conhecimento sobre a empresa e seus produtos ou serviços, mas tenha cuidado para não ir fundo demais e querer “ensinar a missa ao vigário”. Aproxime-se mas não tente ficar íntimo pois colocará em risco a sua entrevista. Mesmo que lhe seja dada a oportunidade de relaxar em termos de linguagem ou comportamento, tenha cuidado para não sair dando tapinhas nas costas ou contado piadas. Mantenha o controle da situação sempre, haja com naturalidade e de forma relaxada (no bom sentido, é claro!). Não responda sem pensar mas também não deixe para pensar sobre cada uma das respostas na hora da entrevista. Se houver alguma curiosidade sobre o cargo ou a empresa, tente esclarecer durante a entrevista.



Boa Sorte e Sucesso!

0 comentários: