Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em terra de cego quem tem um olho é rei!



Quem de nós já não ouviu esta frase? Quem de nós já não se viu em uma situação em que, por conta de alguma vantagem (no bom sentido, é claro), chegou em uma posição privilegiada, obteve um resultado positivo ou conquistou um cliente. Saber usar as ferramentas disponíveis e as suas habilidades não é pecado.


Lembro da história do vendedor de chinelos que foi destacado para uma região e pouco tempo depois desiste e quer voltar para a matriz pois as suas vendas diminuíram muito. Ele alegava que o povo daquela nova região andava descalço e ele não era capaz de fazer o mesmo volume de vendas e sua comissão estava então menor. Vários vendedores passaram por aquela situação e todos desistiam muito rapidamente. Contrataram um novo vendedor e ainda no processo de treinamento informaram sobre as condições da população, seus costumes e a dificuldade de se concretizar uma venda. A sua primeira ação foi perguntar qual era a população daquela região e quais recursos ele tinha para efetivamente concretizar as vendas. Passados os números, o supervisor decide perguntar o porquê daquela empolgação toda. Ele respondeu que era a primeira vez que tinha 100% dos clientes como público alvo e pegando sua mala já começou a fazer seus planos de vendas.

A forma de se observar um problema ou uma determinada situação é tão importante quanto a possível solução. Às vezes confundimos oportunidades com barreiras e isso é limitante. Procure observar a situação de uma forma holística e busque soluções para os problemas e não problemas para as soluções.

Quer saber o final da história dos chinelos? O vendedor trajava-se de forma impecável mas sempre usando os chinelos, contratou pessoas do local para fazer parte de sua equipe de vendas e todas usavam os chinelos. Por similaridade os moradores da região passaram a comprar, ainda em pequenas escala. A situação começou realmente a ficar melhor quando pessoas muito conhecidas pelos moradores passaram a usar os chinelos. Daí por diante fica para a imaginação de cada um.

Pense nisso antes de criar barreiras desnecessárias para o seu caminho.

0 comentários: