Alguns dos nossos muitos predicados são:
CRIATIVIDADE (não é uma característica de um povo específico): dada a nossa falta de recursos acabamos por desenvolver soluções de baixo custo, porém de eficácia ímpar. Normalmente nos países mais desenvolvidos estas soluções se dão pala implantação de processos automatizados e de custo elevado, o que não quer dizer que não seja um processo criativo absolutamente, porém conseguimos ir um pouco além quando se trata de criatividade. Atualmente os grandes líderes da ONU são escolhidos dentre países menos desenvolvidos pelo fato das contribuições nas soluções serem adequadas economicamente (baixo custo e eficácia alta). É de fato uma característica nossa sermos criativos e apresentarmos soluções rápidas aos problemas que surgem à nossa frente.
Aqui cabe todo o mundo! |
Diversidade |
Resiliência no trabalho |
Resiliência: segundo o dicionário Aurélio é “a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal deformação elástica”.
Loja da Ricardo Eletro |
Neste quesito destacamos um grande empreendedor dos últimos tempos: Ricardo (Nunes) Eletro que iniciou sua trajetória em 1989 vendendo bichinhos de pelúcia e produtos eletrônicos em uma loja de 20 m2. Com uma propaganda agressiva foi ganhando espaço e se tornou em uma grandiosa rede de eletrodomésticos, eletrônicos, informática, móveis e utensílios no Brasil. Em Março uniu-se com a rede Insinuante resultando na holding Máquina de Vendas com mais de 750 lojas em 23 estados brasileiros.
Um termo muito comum e que é usado de forma pejorativa é a gambiarra (em alguns lugares usa-se guaribada também) cujo significado predominante é: extensão de luz (aquela seqüência de lâmpadas ligadas em paralelo, muitas vezes usadas em quermesses ou festas juninas). Aqui temos duas condições que conflitam de forma bastante curiosa:
(1) gambiarra como solução criativa para um problema (jeitinho bom) e que é louvável. Quem de nós já não teve que inventar um dispositivo “MacGyver” (série de TV onde o protagonista tinha sempre uma combinação de materiais para criar um artefato que solucionava seu problema) para resolver um pequeno probleminha de última hora. Uma barra de calça que descostura certamente pode ser colada por dentro com fita crepe ou isolante. Neste exemplo lembro que tempos depois passaram a comercializar um produto com esta mesma finalidade. Você não vai chegar atrasado na festa, certo?
(2) gambiarra como solução permanente do problema e meio de se fazer algo de forma errada conscientemente (jeitinho ruim). Isolar emenda de fios com veda-rosca ou fita de papel ao invés de colocar uma conexão ou fita isolante. Nestes casos os riscos são iminentes e através da repetição passamos a entender o errado como sendo o certo. Isso é muito perigoso!
Dê uma olhada nestas gambiarras aqui em baixo.
(Posicione o mouse sobre as figuras para parar a movimentação)
(Posicione o mouse sobre as figuras para parar a movimentação)
Sem dúvida somos um povo trabalhador e que tem características muito importantes que todo grande empresário precisa ter para gerir seu negócio apenas devemos ficar muito atentos aos nossos possíveis deslizes dada a nossa histórica capacidade de não levar a vida tão a sério (o Jeitinho ruim). Somos, pelo conjunto da obra, adaptáveis às mais diversas situações e sabemos discernir o que é o certo e o que é o errado, isto é fato!
O Canal Futura exibiu uma série de 13 programas idealizados por Antônio de Andrade, sócio da produtora independente Filmes do Serro e que tiveram como consultor o antropólogo Roberto DaMatta. Estes programas buscavam retratar pessoas comuns e o que elas faziam para sobrepor as dificuldades encontradas. A criatividade, a capacidade de empreender e o otimismo face às dificuldades eram o carro chefe dos personagens do programa. Assita o vídeo e note a felicidade destas pessoas. É impressionante!
Precisamos aprender muito com eles a nos comprometer em fazer o que é CERTO. Então não perca tempo e use o seu Jeitinho (BOM) Brasileiro onde você estiver.
O Canal Futura exibiu uma série de 13 programas idealizados por Antônio de Andrade, sócio da produtora independente Filmes do Serro e que tiveram como consultor o antropólogo Roberto DaMatta. Estes programas buscavam retratar pessoas comuns e o que elas faziam para sobrepor as dificuldades encontradas. A criatividade, a capacidade de empreender e o otimismo face às dificuldades eram o carro chefe dos personagens do programa. Assita o vídeo e note a felicidade destas pessoas. É impressionante!
Precisamos aprender muito com eles a nos comprometer em fazer o que é CERTO. Então não perca tempo e use o seu Jeitinho (BOM) Brasileiro onde você estiver.
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