Pesquisa personalizada

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Uma pátria de chuteiras, uma escola de samba ou um ringue? Qual a verdadeira imagem do nosso Brasil?



 Desde sempre ouvimos os bordões que “somos o país do futebol”, “Que Deus é brasileiro”, “Que o nosso país só funciona depois do Carnaval”, “Sou brasileiro e não desisto nunca” e outros mais. Eles bailam entre o brado da motivação e o estigma de que somos um povo que só pensa em diversão. Esta imagem circula o mundo acompanhado dos noticiários de corrupção que, desde o nascimento desta nação, parece fazer parte do DNA do brasileiro. Somos reconhecidamente um povo hospitaleiro e amigável no trato com outros povos e até com outros cidadãos das regiões mais distantes deste país continental, somos trabalhador sim e não tem essa de que carioca não gosta de trabalhar! Ninguém gosta e o carioca também trabalha sim (não tive como não defender a minha terra natal!), porém as TVs somente mostram as praias lotadas (até eu começo a acreditar que é verdade), mas isso não é tudo. Todos nós compramos aquilo que vemos ou aquilo que temos referência de um amigo ou parente, no mundo dos negócios não é diferente. Diria que é até pior, pois existem relatórios que descrevem o jeito de fazer negócio com um determinado país, da etiqueta aos costumes, dos valores materiais aos morais e é nessa hora que a nossa imagem fica manchada no espelho.


O reflexo no espelho é horrível e espanta os menos preparados. Existem cartilhas de “Como fazer negócio com o Brasil” e estas descrevem claramente as nossas propinas, o “cala boca”, o “leite das crianças” e tantas outras denominações para a palavra mais doída dentre tantos eufemismos: CORRUPÇÃO. Esta praga que nos assombra a cada dia, tem elevado o nível de corrosão na plástica que fizemos e que tem melhorado a nossa aparência nos últimos anos no cenário mundial. Já já precisaremos colocar butox ou fazer um face lifting para parecermos jovens de novo pois as rugas estão por todos os lados. O país cresce e sobe na lista dos países em desenvolvimento, mas estamos conseguindo crescer ladeados por escândalos e mais escândalos de corrupção em todos os setores e em todos os ministérios. Estamos crescendo e os valores em Reais também. Acho que devíamos até noticiar os desvios de dinheiro em dólar ou euro para que parecessem menores do que são. Acordamos sempre muito tarde para a corrupção e aí os números assustam. Somados são maiores que o PIB de muiiiitos países.


Tudo bem, pois estamos a caminho da Copa do Mundo, das Olimpíadas e agora somos o país do UFC, do MMA, do Anderson Silva, do Minotauro, dos Gracie, do Shogun e do Vítor Belfort (acho que ele merece uma nova chance com o Aranha) e logo logo chega o Carnaval. Tudo é festa para o povo e para os desvios de dinheiro também. Não somos mais ou menos corruptos que qualquer outro povo apenas temos uma dose exagerada de tolerância e complacência com os corruptos.

Queria que o nosso brado retumbante, que o nosso grito de independência pudesse ecoar sem distorções por todos estes rincões do globo. Queria mas a nossa imagem não me permite.

Sou brasileiro e não desisto nunca!

0 comentários: