Pesquisa personalizada

sábado, 10 de setembro de 2011

Empresas de Qualidade.


Algumas empresas estão crescendo em negócios sem crescer a Qualidade, o Atendimento e Suporte ao Cliente e desordenadamente vão criando situações onde os funcionários acumulam muitas tarefas, funções e responsabilidades mas não acumulam fortuna (por fortuna entenda dinheiro, conhecimento sólido, oportunidade de desenvolvimento em sua carreira e afins). Os clientes (nós) somos parte deste ciclo vicioso quando queremos tudo para ontem até mesmo quando não vamos utilizar o bem ou serviço de imediato e nesta hora vamos apenas exercer o nosso lado consumista.


Prazos são excedidos, acabamentos dos materiais estão comprometidos, descontos (quando solicitados) são estratosféricos demonstrando que o preço foi lançado ao acaso e sem o menor controle de custos. Já viu isso por aí? Sua empresa também está neste barco? Hora de mudança!

Alguns dizem que o ciclo da Qualidade já passou, mas na realidade o que passou foi apenas o "boom" da Qualidade quando então se achava que tudo se resolveria através do papel. Este momento pós ciclo tem a mesma importância que o anterior, pois está amadurecido e alimentado com novos conceitos de custo, segurança, observação do cliente e definição de critérios de avaliação que podem tirar ou colocar sua empresa no páreo. Empresas modernas buscam em um só movimento dar um "xeque mate" neste jogo e apresentar ao seu cliente tudo o que ele necessita tal e qual um pacote de surpresas (agradáveis).

Outro dia compramos um material do mesmo fornecedor que já havíamos comprado no passado na certeza de que receberíamos produtos absolutamente semelhantes. Erro número 1!!! O que recebemos foi um produto majorado pela inflação do nosso país, porém de Qualidade infinitamente inferior. Após muitas ligações e emails com fotos, o representante veio e logo ao se deparar com o produto optou pela troca imediata. Uma atitude louvável, porém reativa quando se trata de Qualidade devemos pensar proativamente: inspeções, controle efetivo da Qualidade dos produtos na linha de produção e inspeções de envio. Neste caso o defeito era tão grotesco e em tantas pecas que me arriscaria dizer que ninguém fez qualquer avaliação, até mesmo por amostragem, em toda a linha produtiva.

Nesta história de Qualidade (falta de Qualidade) quem paga o pato é o cliente que mesmo tendo a troca do produto efetuada, tem que arcar com o ônus dos atrasos causados pela indisponibilidade do produto no prazo combinado.

Salve(m) a Qualidade!!!

0 comentários: