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domingo, 11 de setembro de 2011

Lições que aprendi (na prática) na liderança de equipes altamente eficazes.


Estas lições não foram extraídas de qualquer livro ou de outro autor, foram vivenciadas por mim no dia a dia entre atos e palavras no relacionamento com equipes altamente eficazes. Então vamos a elas...

1- Sempre que possível escolha colaboradores que tenham tanto ou mais conhecimento que você em suas áreas de atuação, pois somente assim você construirá uma equipe forte para te ajudar a fazer crescer o seu departamento, o seu setor e a sua empresa.

2- Como gestor ou administrador, por mais assertivo que seja você tomará decisões que vão contrariar a opinião de alguns colaboradores ou até de grande maioria e isso não representa estar errado, mas é por demais importante que eles tenham a oportunidade de expressarem seu descontentamento pois somente assim se formará uma equipe forte. É importante sabermos para onde o barco esta navegando mesmo quando não concordamos com a rota estabelecida.

3- A cada nova situação comunique-se com sua equipe e com cada colaborador de forma clara expressando o que a empresa precisa e requer dele, mas não o faça por um longo período para que não se crie uma dependência eterna de seus esclarecimentos. A interpretação é parte integrante da aprendizagem e dê aos seus colaboradores empowerment ou poder de decisão para que estas aconteçam mesmo na sua ausência.

4- Incentive sempre sua equipe rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional para que eles possam crescer e ter oportunidades dentro e até mesmo fora da empresa. A sua empresa lucra e o colaborador também. Lembre-se que os seus colaboradores não são "seus", não são de sua propriedade e que não vai ser impedindo seu crescimento que eles vão permanecer na empresa. Pense a cada semana que eles podem tirar o bilhete premiado da loteria e seguirem suas vidas tomando outro rumo. A empresa e você (que ficou de fora do bolão) devem ser capazes de dar continuidade ao trabalho.

5- Tenha sempre "backups" para as posições de liderança (como mínimo) e preferivelmente para as de importância relevante também, pois caso contrário você poderá ser impedido de mudar de posição dentro da empresa também. O seu crescimento pode estar nas mãos de seus colaboradores.

6- Dê suporte aos seus superiores e o faça de forma clara e visível à sua equipe. Essa atitude deverá se refletir em camadas pela sua equipe mesmo que ela seja uma equipe pequena. Importante que a liderança esteja coesa e nesta hora as suas atitudes são muito importantes.

7- Tome sempre atitudes ÉTICAS, pois elas trarão longevidade à sua empresa; JUSTAS, pois mesmo que contrárias a alguns, elas alcançarão a maioria; COMPROMETIDAS COM A EMPRESA, pois serão o motor para movimentar o seu dia a dia; EQUILIBRADAS COM OS ANSEIOS DOS COLABORADORES pois trarão a sustentabilidade necessária; SIMPLES pois serão facilmente compreendidas por todos e terão resultados mais imediatos e eficazes.

8- Corrija seus colaboradores sempre no MELHOR momento e este até pode ser aquele em que você foi desafiado diante de um grupo de pessoas (não é desejável que aconteça) mas nunca altere seu tom de voz e mantenha sempre o controle da situação pois mesmo errado em sua decisão, você demonstrará seu respeito à opinião dele e por ele. É muito importante que ele se sinta ouvido por você e ao término da sua correção aperte sua mão em sinal de comprometimento, cordialidade e cumplicidade de ambas as partes. Encerre e enterre o assunto!

9- Proteja sua equipe mesmo nos momentos mais difíceis. Diante deles fale abertamente sobre os erros e acertos dos processos para que entendam e aprendam para as próximas oportunidades. Nunca deixe que se sintam desamparados e lembre-se que o seu escudo protetor é sempre mais forte e maior que o deles. Diante de seus superiores demonstre que reconhece o erro de seu colaborador e que irá trabalhar para desenvolvê-lo para as situações futuras. Defenda-o!

10- Ajude seus colaboradores a buscarem equilíbrio financeiro e pessoal. A influência destes fatores na produtividade é muito grande e comprometedor. Você deve fazê-lo inicialmente através da demonstração e posteriormente eles buscarão seu apoio. Sem essa de achar que lá fora (da empresa) é uma coisa e aqui dentro é outra. Isso é coisa do passado!

11- Trate todos sempre com AMOR mesmo que alguns colaboradores não entendam e até não reconheçam. Tratar as pessoas com amor não significa fazer o que elas querem, mas tratá-las com dignidade, com a intenção de desenvolvê-las rumo aos objetivos da empresa e aos seus (dela) também. Busque sempre melhorar o ambiente de trabalho em que estiver inserido de forma que o resultado esperado seja alcançado. Lendo este texto pode até parecer simples ou fácil, mas não é. O bicho-homem tem suas mazelas e as coloca em jogo em momentos diversos adicionando um componente complicador. O todo deve ser maior que as partes. Outras palavras são parte integrante e indissolúvel da palavra AMOR: respeito, carinho, correção, cordialidade, amizade, boa vontade, atenção...

Certamente poderia escrever e descrever aqui outras tantas que se sucedem no dia a dia e isso tornaria este artigo enfadonho e sem fim. Estas são apenas as que considero mais importantes.

Liderar é servir sempre!

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