Pesquisa personalizada

sábado, 18 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?


 Lato Sensu

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA - Master Business. Com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma, ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais se incluem os cursos designados como MBA - Master Business Administration), oferecidos por instituições de ensino superior, independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.

Os cursos de pós-graduação lato sensu à distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância.



Existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados: http://emec.mec.gov.br/. Todas as instituições de ensino superior credenciadas que constam desse cadastro podem também oferecer cursos de especialização para os já graduados, sem prévia autorização nem posterior reconhecimento, nas áreas em que atuam no ensino de graduação.


Para que tenham êxito em cursos lato sensu, conhecidos como cursos de especialização ou MBA, os alunos devem, além de ser bem sucedidos nas avaliações das disciplinas, produzir um relatório final, comumente chamado de monografia ou trabalho de conclusão, ao longo do período de duração dos cursos. A atividade de pesquisa que produz essas monografias tem sentido amplo, ou lato sensu, por consistir na aplicação de ferramentais teóricos aprendidos durante o curso para a solução de problemas específicos da área de estudo. Os cursos lato sensu aplicam teorias existentes em problemas novos.

Para saber mais ... http://portal.mec.gov.br/



Stricto Sensu


As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos ( art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previsto na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.

Nos cursos de pós-graduação stricto sensu os alunos são imersos em processos de capacitação bem mais demorados. Após a formação em disciplinas específicas, um longo período é dedicado à formulação de um problema inédito que contenha em si a semente de um novo conhecimento. Uma pesquisa stricto sensu é estrita porque se volta para uma singularidade no tecido teórico da área de pesquisa. Os cursos stricto sensu objetivam a produção de dissertações e teses que formulem e comprovem teorias novas para o entendimento de fatos e de suas relações.


Outras dicas

Lato sensu e stricto sensu fazem parte de um conjunto de expressões latinas que o mundo acadêmico costuma usar.

Lato sensu (pronuncia-se /látu sênsu/) é, literalmente "em sentido largo, amplo"; opõe-se a stricto sensu (pronuncia-se /estríctu sênsu/), que significa "em sentido restrito". Devido à pronúncia, essas expressões aparecem muitas vezes com os adjetivos erroneamente grafados com "U" final (*latu e *strictu). Lembre-se que elas devem vir em itálico ou negrito.

Um site excelente com muitas Expressões Latinas http://jurisdictio.tripod.com/exprlat.htm


Agora você já sabe o que vai fazer na hora de escolher uma pós-graduação.



Boa escolha e Sucesso!!!

0 comentários: