Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Decida com rapidez


Hoje, no mundo empresarial, não é mais o maior que vencerá o menor, mas sim, o mais rápido é que vencerá o mais lento. É preciso decidir com rapidez! Mais vale tomar 20 decisões por dia, sendo 5 erradas, do que tomar somente 5 decisões, mesmo que as 5 estejam todas certas.

O mundo está muito rápido. O mercado muda muito rapidamente. O comportamento dos consumidores, dos empregados, dos fornecedores, de todos os que fazem parte do "jogo" da vida empresarial, muda muito rapidamente. Não podemos nos dar mais ao luxo de demorar e protelar a tomada de decisão.

Vejo empresas que ficam analisando, analisando e analisando uma situação, indefinidamente, para depois tomar decisões. Essa paralisia para analisar é um grande mal que tem assolado muitas empresas. Quando a decisão é, enfim, tomada, já não tem mais a eficácia que poderia ter, Quantos negócios e clientes são perdidos por falta de uma decisão rápida das gerências, da diretoria ou mesmo do encarregado de resolver o problema! Para decidir com rapidez, é preciso ter-se informação. Para ter-se informação, é preciso abrir, descongestionar, liberar o processo de comunicação dentro da empresa.

É preciso que a informação e a comunicação fluam de baixo para cima e de cima para baixo na hierarquia. Tipicamente falando, numa hierarquia, sobem informações e descem decisões. Se as informações subirem truncadas, com ruídos, as decisões tomadas serão cada vez mais erradas, contraditórias, infelizes e confusas.

Libere o processo de comunicação em sua empresa, promovendo reuniões abertas, círculos de qualidade, grupos de estudo etc. Faça com que todos se sintam realmente comprometidos com o processo de tomada de decisões cada vez mais rápidas, cada vez mais acertadas, cada vez mais assumidas com total responsabilidade. Permita o erro. Faça com que seus funcionários tentem mais, proponham mais, façam mais, decidam mais.

E lembre-se de uma coisa: se você tiver uma idéia boa, corra para implementá-la, pois sem dúvida, ela terá ocorrido para mil outras pessoas ao mesmo tempo. Vencerá quem fizer. Fará quem tomar primeiro a decisão de fazer.


Texto do Prof. Marins - http://www.anthropos.com.br/index.php

0 comentários: