Pesquisa personalizada

domingo, 12 de dezembro de 2010

A receita para o SUCESSO Profissional.





Este é um tema muito comum em blogs e sites de Administração e Gestão de Carreiras: o SUCESSO profissional e apenas para delimitar o assunto neste artigo, não vou entrar no campo do equilíbrio entre o trabalho e família ou qualquer outra seara, pois o assunto aqui é ter SUCESSO profissional (estes fatores também importantes já foram tema de outro artigo neste blog). Existem alguns pontos básicos, porém ainda assim fundamentais que podem te levar ao SUCESSO em sua carreira. Estes pontos não são determinísticos, mas certamente criam um diferencial que te coloca em posição de destaque nesta corrida. Se você fizer tudo isso você ainda assim será um candidato ao SUCESSO, porém se você não fizer... seu futuro estará bastante comprometido. Então vamos lá com os ingredientes da nossa receita...

Para ter SUCESSO você vai precisar de:

- 500g de Comprometimento: este ingrediente é muito importante para dar liga entre você e a empresa que você trabalha atualmente. Há no mercado profissionais que mudam de empresa com certa facilidade o que não quer dizer que não sejam comprometidos com as empresas, na realidade eles são e é por esta razão que conseguem até retornar mais tarde. Cuidado para não trabalhar em uma empresa pensando na anterior ou na futura. Seja comprometido com a sua empresa e demonstre nas suas atitudes diárias. É comum veros jogadores beijarem a camisa de um clube e no ano seguinte beijarem a camisa de outro clube e isso não dever ser visto como uma atitude errada, mas falando de futebol (paixão) é tudo muito complicado.

- 500g de Relacionamento: ninguém gosta de funcionário ranzinza, amargo, mal humorado ou chato. Muito menos seu chefe! Seja doce nos seus relacionamentos com os colegas de trabalho, clientes, fornecedores e até com seus concorrentes, pois não há mal algum nisso. Trate as pessoas com o devido respeito e seja justo até quando fala ao telefone. Açúcar na quantidade certa faz bem.

- 100 colheres de Ética, Justiça, Retidão de comportamento: alguns ingredientes devem ser separados antes de serem levados para mistura (clara e gema neste caso) e não devemos atuar na empresa conforme fazemos em casa. A empresa deve seguir regras e estas devem ser respeitadas pelos seus colaboradores. Separar a clara da gema requer certo cuidado e atenção para que o nosso bolo tenha seu sabor inalterado.

- 12 pitadas de aprimoramento e desenvolvimento: este ingrediente é realmente uma gema. Busque se aprimorar independentemente da empresa te dar ou não contribuição financeira ou de tempo. É sua a responsabilidade sobre a sua carreira! Não delegue e sequer deixe nas mãos dos outros, pois se trata do seu futuro. Faça do seu salário a ponte para seu aprimoramento: há milhares de cursos grátis na internet e você fica gastando o seu tempo com Orkut e MSN! Há várias oportunidades para estudantes iniciantes através de bolsas de estudo e descontos. Aproveite!

- 5 xícaras de Flexibilidade: as empresas precisam de especialistas, mas gostam de generalistas, pois sabem jogar na defesa, no meio de campo e no ataque também. São profissionais que entendem o contexto ou necessidade e executam muito bem aquela determinada tarefa que não é de sua área de atuação, mas que naquele momento a empresa precisa de alguém para cuidar e executar. Esta flexibilidade diz respeito também ou comportamento dentro da empresa e nas ações diárias. Não há mais espaço para funcionários “Gabrielões”.

“Eu nasci assim,

Eu cresci assim,

E sou mesmo assim,

Vou ser sempre assim,

Gabriela, sempre Gabriela.”

Letra e música de Dorival Caymmi

Seja um profissional flexível e disposto a mudar suas atitudes, seu comportamento e atuar em posições diversas na empresa.

- 1 pitada de Comunicação: atualmente o sucesso está intimamente ligado à capacidade de expressão verbal de cada um de nós, o que não quer dizer que aquele profissional competente, mas que não se expressa bem não vai ter SUCESSO. Não é isso, mas certamente um profissional que sabe se expressar bem, com clareza, demonstrando entendimento da situação e sabendo como conduzir até alcançar o objetivo será lembrado facilmente na hora de uma indicação para uma promoção. Saber se comunicar bem não quer dizer que você tem que se tornar um palestrante basta saber se expressar.

Ah... conheço pessoas tímidas que se expressam com clareza e conteúdo perfeitos.

- Uma cobertura com boa Aparência: às vezes os ingredientes estão corretos em suas quantidades e preparo porém a cobertura não está agradável aos olhos. O verdadeiro sabor do bolo somente será descoberto depois que provarmos. Agora um bolo tão bem feito quanto este e que ainda tem uma cobertura que chama a nossa atenção, será certamente o nosso favorito. Ter uma boa aparência ao se vestir não significa usar roupas “de marca” ou caras, basta estar adequadamente vestido. Se você é o primeiro ponto de contato da sua empresa então esteja preparado quando for visitar um cliente ou quando recebê-lo na sua empresa. A apresentação do seu local de trabalho, dos seus relatórios, das suas anotações, seu jeito de coordenar as suas tarefas são por demais importantes para o seu crescimento profissional e são facilmente observados por todos (incluindo seu chefe).

- A cereja do bolo: todo profissional deve ter uma “cereja” para oferecer como prêmio aqueles com quem se relaciona. Use a sua cereja na hora certa, não desperdice em bolos sem sabor ou que não cresceram. É sua responsabilidade saber o momento de usá-las porque são poucas as cerejas que você tem no pote. Observe as melhores qualidades que seus colegas têm e tente fazer igual, não há nenhum mal nisso!

Juntar todos estes ingredientes em uma vasilha, nas quantidades certas, na seqüência da receita, dando o tempo de descanso necessário à massa do bolo, pré-aquecer o forno, esperar o tempo adequado, observar pelo vidro se tudo está indo bem e então... Tcharam!!! Seu bolo estará pronto para receber a cobertura e ser servido aos seus convidados.



Saboreie seu bolo e tenha SUCESSO!









0 comentários: