Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você sabe surfar? A sua empresa precisa de um surfista.


Já pensou em envolver seus colaboradores em uma situação fora da empresa, mas que esteja diretamente relacionada com competição, desafios, iniciativas, criatividade e uso de procedimentos necessários e importantes em qualquer empresa. Que tal colocá-los para surfar? É...o surf exige do seu praticante capacidades muitas vezes semelhantes a uma jornada de trabalho em qualquer ramo ou setor.
É claro que não estou falando somente do surfista profissional, falo também do surfista de fim de semana, pois nos dois casos os conceitos são os mesmos, o que muda é a intensidade do treinamento e a quantidade de horas praticando.

Treinamento: surfista que é surfista tem que pegar onda todo dia, tem que correr, fazer alongamento, aprender a se concentrar, ter foco e objetivos muito claros. Quando vemos um surfista "pegando onda" devemos ter em mente que aquilo faz parte do seu treino e nesta hora o lazer está em segundo plano (ele não tem culpa do escritório ser ao ar livre e com um belo mar como parceiro).

Respeito às regras: a mãe natureza exige que o surfista siga as suas regras estabelecidas e dita, para nós seres humanos, os caminhos a serem seguidos. Desafiá-la é um perigo; sem estar preparado pode não ser a melhor escolha.

Ouvir e aprender: ouvir atentamente as dicas e orientações do professor (todo gestor gostaria que acontecesse na sua gestão) e seguir atentamente já é um grande começo. Por em prática tudo aquilo que alguém mais experiente já vivenciou pode encurtar o caminho para o sucesso.

Superar limites: a cada nova onda uma nova vontade de superação. Contamine-se com a busca pela perfeição e desafie o "status quo". Busque sempre o que pode ser feito e não o que já foi feito.

Oportunidades: nem todo dia o mar oferece a melhor onda ou a onda perfeita e às vezes ela surge bem pertinho de você, mas quem pega é o surfista que está ao seu lado. Fique atento às situações que estão acontecendo na sua empresa, seu mercado e no mundo. Hoje as crises da Grécia, Japão e EUA batem à nossa porta no dia seguinte.

Prazer em fazer o que gosta: ninguém resiste por muito tempo fazendo o que não gosta. Isso é fato! Cedo ou tarde essa pessoa vai buscar algo que lhe traga prazer, felicidade e senso de realização. Se a cada onda perdida, a cada "caldo" tomado, a cada reparo a ser feriado na prancha você não estiver feliz, certamente vai parar ou mudar. Tudo na vida, mesmo para o lazer, dá trabalho!

Com todos estes argumentos sugiro que você crie um ambiente onde seus colaboradores terão que passar por estas situações e transpô-las. Crie grupos e então vá a uma aula de surf, esse paralelo com o ambiente de trabalho vai ser uma experiência incrível!

Ah... e uma dica: no outono/inverno é que se aprende a surfar e se prepara para o verão.

Boa aula e bom trabalho.


1 comentários:

janio silva disse... [Responder este comentário]

muito bom entendimento do que é realmete o surf,parabens da escola de surf gaivota-itanhaem