Muitas empresas buscam medidas criativas e inovadoras com o objetivo de sair à frente de seus concorrentes em tempos de “vacas gordas” e principalmente em tempos difíceis ou durante uma crise. Estas oportunidades que surgem devem e podem ser usadas como ferramentas motivacionais e de trabalho em equipe e também devem ser difundidas em todos os níveis da empresa de forma a criar um ambiente onde a mudança através da criação e inovação seja parte da cultura da empresa. Algumas corporações possuem até departamentos específicos para coletar, interpretar e colocar em prática estas soluções sempre que forem viáveis. Alguns líderes possuem características que facilitam a disseminação natural destas características por todo o grupo de trabalho na empresa seja através de atos ou de palavras e esta forma de conduzir o processo de criação deve sempre ser amparada pelo grupo de gerência ou direção da empresa corroborando com o processo criativo.
Criar é tirar do nada, é partir do zero. Inovar é introduzir novidades. A união destes dois elementos pode trazer frutos de excelente qualidade para o indivíduo criador ou inovador e para a empresa que fará uso de sua criação. Existem técnicas que podem ser usadas para extrair dos seus colaboradores sugestões valiosas que estavam latentes e sequer teriam a oportunidade de surgir.
Com a redução do número de colaboradores seja por automação industrial ou por conta da atual crise que assola o mundo, o nível de exigência sobre os colaboradores restantes é muito grande sendo muito comum vermos profissionais que tenham dois, três ou até quatro funções e sem contar que a execução destas tarefas deve acontecer com qualidade e tempos de resposta condizentes com as necessidades e exigências do mercado. Ao que tudo indica esse é um caminho sem volta e é nessa hora que precisamos sair da zona de conforto e buscar alternativas de baixo custo e que proporcionem resultados rápidos.
Grupos de estudiosos procuram identificar traços que revelem características de uma pessoa inovadora em cada um de nós. Como medir a eficiência da inovação de uma empresa? Será a razão da quantidade de sugestões que são implantadas com relação ao numero total de sugestões ? Ou será pelos resultados financeiros obtidos com a aplicação de uma inovação num novo processo? Pensamento paralelo na busca de alternativas pode ser uma saída. Use e abuse de técnicas para descobrir os talentos que existem no seu grupo de trabalho ou em sua equipe.
Em todos os níveis da empresa precisamos e devemos continuamente estimular a geração de novas e criativas formas para fazermos o que já fazemos e desenvolvermos novos processos para o que ainda não fazemos mas que certamente teremos que fazer. Criatividade e Inovação: esta é a mensagem que precisa ser passada todos os dias nas empresas que queiram vencer seja em tempo de crise ou em tempo de “vacas gordas”.
Pense nisso !
quarta-feira, 6 de maio de 2009
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