Pesquisa personalizada

segunda-feira, 4 de maio de 2009

5S ou Housekeeping

 5S ou Housekeeping é uma ferramenta básica e muito importante na busca por eliminar desperdícios e organizar a sua casa, seu escritório, consultório ou a sua empresa seja ela pequena, média ou grande. A sua aplicação pode até parecer simples mas carrega um conteúdo de valor inestimável e perene que é a melhoria do seu ambiente de trabalho através da organização, limpeza e trabalho em equipe ou teamwork, uma vez que os participantes escolhidos deverão colocar realmente a mão na massa e praticar cada uma das cinco etapas ou cada um dos "S".




http://www.youtube.com/watch?v=cJ2XzLrLoVQ

Por apresentar resultados rápidos, mensuráveis e de fácil visualização, o 5S ajuda na transformação do seus colaboradores mas resistentes às mudanças uma vez que eles serão parte da equipe de trabalho onde as decisões são tomadas por consenso e os resultados disseminados na organização. Valores ou conceitos como empowerment, teamwork e liderança são pontos fortes que surgem durante a aplicação do 5S na empresa e que devem ser gerenciados e aproveitados como bons exemplos para os próximos eventos de housekeeping em outros setores.




















É muito importante que os participantes cumpram todas as etapas e registrem os resultados obtidos ao término do programa pois o quinto S ou SHITSUKE / MANUTENÇÃO é sem dúvida o mais importante. Há em muitos de nós uma tendência natural de relaxar e deixar escapar os resultados obtidos e essa tendência deve ser combatida fortemente através de ciclos periódicos de auditoria de resultados do 5S para que os resultados alcançados não sejam perdidos em pouco tempo. Lembrem-se que a transformação do seu ambiente de trabalho pode até parecer uma Missão Impossível mas não é e você é o responsável por esta mudança.


















Pense nisso !

Nas próximas postagens falaremos sobre cada um dos "5S's" e sua execução.

0 comentários: