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sábado, 23 de maio de 2009

5S - O Terceiro S - SEISÔ

Chegamos ao meio do caminho da nossa jornada pelo Programa 5S ou Housekeeping. Este é o Terceiro S, Senso de Limpeza ou Saúde. Nem parece que já caminhamos tanto, né? Agora que já separamos o que queríamos daquilo que não queríamos e organizamos o local de trabalho tendo cada coisa em um lugar e em cada lugar uma coisa, nós precisamos limpá-lo pois desta forma além de torná-lo agradável estamos tratando da nossa saúde e dos nossos colegas.

É muito importante entendermos o valor que há em termos um local ou ambiente onde as pessoas que trabalham ou visitam sintam o prazer de permanecer ali. Devemos nos lembrar que é no trabalho que passamos pelo menos 8 das 24 horas a que temos direito por dia e este local deve ser preservado e mantido de forma que estas horas sejam aproveitadas da melhor maneira possível. Vamos começar falando das ferramentas e estações de trabalho, pois estes itens revelam boa parte da nossa pessoa no trato com itens de uso comum ou que nos foram confiados pela empresa. Ferramentas, sejam elas de uso comum ou as nossas, devem ser guardadas sempre limpas e prontas para uso, pois desta forma não corremos o risco de uma tarefa futura ser atrasada porque uma determinada máquina ou ferramenta não está em condições de uso. Outro aspecto importante é a organização dos espaços destes locais, pois eles são determinantes para prevenir acidentes ou perdas de materiais na empresa. Peças ou caixas soltas podem facilmente se perder ou cair no chão fazendo com que fiquemos naquela posição desconfortável tentando encontrar o parafuso que caiu e rolou para debaixo da bancada! Isso não é nada legal, certo? Devemos sempre evitar armazenar caixas ou qualquer outro item muito acima da altura dos nossos braços esticados, pois qualquer movimento em falso e cai tudo sobre a nossa cabeça. Caso seja absolutamente necessário use sempre uma escada baixa para ter acesso a estes pontos mais altos. Treine e envolva seu pessoal para evitar acidentes, pois o custo é muito alto mesmo para aqueles casos em que o ferimento é pequeno. Ferramentas ou máquinas que precisam de lubrificação ou engraxamento após seu uso devem ser acondicionadas em caixas ou devem ser protegidas de poeira. Nesta fase devemos ficar atentos aos itens que estamos retornando ao seu lugar após o uso, pois estes devem ser inspecionados antes de guardá-los. É nesta hora que faremos a substituição dos mesmos (SEIRI ou Senso de Utilização). Não se importe com a cara feia do seu chefe quando você informá-lo que aquele item ou ferramenta precisa ser trocado, tenha em mente que se ele quebrou durante o uso e você estava usando corretamente é porque já estava na hora de ser substituído e você não vai mantê-lo em uso nestas condições. Todo material ou máquina que estiver com alguma deficiência em sua operação deve ser removido do processo ou identificado de forma a evitar acidentes com qualquer um dos operadores.

E os uniformes? Nada mais desagradável que ver alguém usando um uniforme todo desalinhado, mal passado e sem o menor zêlo. Por outro lado é bonito vermos uma empresa onde seus empregados têm orgulho de usar o uniforme e tratam dele com muito cuidado. Não importa o tipo de trabalho, somos capazes de distinguir facilmente um profissional que cuida de seu uniforme daquele que não se importa. Você é o seu cartão postal e o da sua empresa. Saia bem na foto sempre !

A reciclagem de materiais é parte deste senso e devemos dar uma atenção especial aos itens que podem provocar acidentes aos seres humanos e à natureza. É muito importante que tenhamos no nosso local de trabalho pontos específicos para descarte de matérias pérfuro-cortantes tais como estiletes, agulhas, grampos, vidros e etc. Para estes itens já encontramos no mercado caixas adequadas e identificadas, mas nada nos impede de fazermos as nossas próprias caixas e identificá-las. Baterias e pilhas também devem ser recolhidas e armazenas para descarte adequado no futuro assim como lâmpadas fluorescentes. Luvas e matérias de limpeza tais como detergentes, sabão, álcool ou produtos químicos devem ser recolhidos e descartados de forma adequada de forma a evitar a contaminação do solo se descartados como lixo comum ou orgânico. A coleta seletiva de materiais deve ser uma boa prática na sua empresa, pois desta forma contribui-se para a sobrevida do nosso planeta. Mesmo que você não tenha verba para comprar aqueles coletores coloridos de coleta seletiva nada te impede de criar pontos de coleta de material reciclável na sua empresa. Criatividade é uma poderosa ferramenta nestes casos. Uma forma de criar a mentalidade de limpeza e organização e colocar fotos do Antes e Depois para que as pessoas vejam como fica diferente o local de trabalho quando passamos a organizá-lo e limpá-lo. Explore os talentos de sua equipe e crie listas de itens não-conformes e dentro do ambiente. Substitua-os ou resolva os problemas que surgirem e você verá o resultado: um local limpo, seguro e organizado, pronto para qualquer visitante chegar sem sequer avisar. Nesta fase é importante definir quem será o responsável pela organização, quais os dias que serão feitas as limpezas maiores e outros acordos semelhantes. Isso é muito importante para o desenvolvimento do senso comum de limpeza. A rotatividade do responsável é a melhor solução, pois como diz o velho ditado: quem hoje é pedra, amanhã será vidraça! É desta forma que vamos aprender a respeitar o direito dos nossos colegas. Tenha sempre disponível em cada setor materiais que permitam ao operador manter o local limpo: pincéis para remoção de sujeira, vassouras e panos limpos, pás e latas de lixo.


É neste senso se Saúde que devemos dar total atenção ao uso de EPI’s ou Equipamentos de Proteção Individual. Importante ressaltar que os colaboradores devem ser treinados para o correto uso dos EPI’s por pessoa qualificada dentro da empresa ou que seja contratada como fornecedora deste serviço de qualquer forma é responsabilidade da empresa cobrar do empregado o uso do equipamento. Atualmente no mercado existe uma infinidade de itens que facilmente se encaixarão no perfil de operação da sua empresa mas mesmo que você não opere máquinas ou materiais que facilmente identificamos como fontes potenciais de risco, é bom prevenir acidentes. Tenha óculos de segurança disponível para uma limpeza mais pesada, luvas descartáveis, quando for usar escada tenha pelo menos dois empregados fazendo o serviço. Lembre-se sempre que Saúde é responsabilidade de TODOS!


SEISÔ ou Senso de Saúde ou Limpeza é ter um lugar limpo e seguro para trabalhar em conformidade com as regras estabelecidas e com a preocupação no futuro do nosso planeta. Faça hoje mesmo, pratique a cada dia e você verá o resultado rapidamente. Seus clientes vão olhar para você e para a sua equipe de um jeito todo especial

Pense nisso!

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