Pesquisa personalizada

segunda-feira, 28 de março de 2011

10 dicas que vão te ajudar a fazer uma boa compra



Em qualquer época os vendedores estão muito bem preparados e treinados para seu ofício que é vender, portanto prepare-se você também para aprender a comprar. Tão óbvio quanto estas dicas (elas são óbvias mesmo) que você vai ler logo abaixo são os problemas em que você se mete quando dá passos na direção errada. Lembre-se que a matemática é simples, mas os juros são compostos (que trocadilho infame!). Então vamos às dicas:

0- só compre se tiver dinheiro. Os valores a serem pagos devem, como mínimo, caber no seu orçamento. (Note que esta é a dica de número ZERO!)

1- faça pesquisa de preços em pelo menos dois lugares antes de sair comprando. As diferenças de preço são muito grandes e você corre o risco de perder muito dinheiro. Compra feita sem pesquisa, somente em casos de URGÊNCIA e com a seguinte regra: o prejuízo por não comprar vai ser maior que o valor da compra. Pela internet, utilize estes sites que já fazem a cotação para você e te apresentam uma lista de possíveis fornecedores. Eles são úteis até mesmo se você não efetuar a comprar pela rede, pois já te dão uma boa referência de valores.

2- cartão de crédito precisa ser pago em algum momento então não adianta jogar a dívida para debaixo do tapete, saiba que cedo ou tarde você será chamado a pagar a sua dívida. Use com esperteza as vantagens de melhor dia de compra, onde você terá maiores prazos antes de efetuar o pagamento. Não pise fundo no limite como se estivesse em uma corrida de carro, use somente em situaçōes em que o parcelamento da compra seja vantajoso. Tente SEMPRE algum desconto para compras à vista.

3- nem tudo que reluz é ouro! Não se encante com todos os presentes ou compras que encontrar pelo caminho e compre primeiramente o que você precisa, depois o que você quer e somente então aquilo que você sonha. Inverter esta ordem é fazer dívida sem satisfazer as suas necessidades.

4- não se apaixone pela compra ou pelo produto. Você não precisa se casar com ela, isso é só um namoro. Se no primeiro encontro você já se declara ao vendedor(a) então tudo fica mais difícil (para você, é claro!). Nunca diga: "adorei", "é esse que eu quero", "achei o que eu estava procurando". Declare seu amor apenas após a compra efetuada e depois de ter pesquisado bastante.

5- aprenda a pechinchar. Mulheres normalmente não gostam de pechinchar quando são jovens e os vendedores sabem disso! Comece agora e busque seus descontos nas suas compras. Quem dá as cartas neste jogo é você!

6- não deixe para a última volta do ponteiro. Se chegou a hora da festa e você ainda não sabe o que vai comprar então é melhor não comprar e para não chegar de mãos vazias, vale comprar aquelas coisas que se encaixam na maioria das situações: cesta de chocolates, livro, vale presente, etc. Sob pressão a sua decisão será favorável ao vendedor apenas. As mulheres são, via de regra, mais organizadas que os homens, mas nem sempre fazem uso desta organização em seu favor: se você já sabe as datas dos aniversários das amigas então aproveite esta vantagem e compre antecipadamente os presentes. Um mês antes é o bastante.

7- valorize seu dinheiro, ele é suado e vale cada centavo. Pode não parecer mas é uma batalha que está sendo travada quando estamos comprando algo e é você que deve dizer quando ela termina. Pense bem antes de assinar o boleto ou as promissórias para não comprar problemas ao invés de soluções.

8- evite financiamentos para compras de pequena monta. Pode não parecer ou estar explícito, mas financiamentos significam juros embutidos e você deve evitar a todo custo pagar juros.

9- compre produtos na hora certa e não no auge da sua estação ou temporada. Uma lareira normalmente será mais cara próximo ao inverno que no verão, para um aparelho de ar condicionado já é o inverso; frutas fora de época ou estação podem custar até o triplo de seu valor normal.

10- compre em quantidades condizentes com seu uso ou consumo. Quem de nós não comprou mais do que iria consumir. Fatiados é um bom exemplo: certa vez vi um senhor comprando 100 gramas de queijo e 100 de peito de peru que era para seu consumo naquele fim de semana. Isso é válido para gêneros alimentícios mas serve também para roupas de estação, revistas e jornais, etc.

Certamente que em muitas ocasiões podemos e devemos nos presentear com produtos do nosso desejo ou que, conscientemente, pagaremos um pouco acima de seu preço normal e isso também faz parte do jogo, o que não podemos é financiar este luxo ou comprá-los quando estamos em situação desfavorável. A economia sobrevive da circulação do dinheiro, porém tudo isso deve acontecer de forma equilibrada e consciente. Nada de comprar por impulso, no máximo por intuição. Compra é uma troca de mercadorias onde um lado tem o dinheiro e outro tem o produto e que deve ser justa para ambos.

Muitas vezes compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar para que não gostamos. É verdade ou não é?

Pense nisso e boas compras!


0 comentários: