Pesquisa personalizada

sábado, 19 de março de 2011

Faça já! Amanhã pode ser tarde demais.


 Quem de nós já não deixou de fazer algo e depois se arrependeu? Pode ser no trabalho, em casa ou até na escola e o pior é quando temos uma boa idéia para iniciar um empreendimento e não colocamos em prática daí vem outro e BINGO! Faz exatamente aquilo que pensamos em fazer e tem sucesso. Dói demais o coração da gente. Precisamos dar um basta nisso, decidir rápido e arriscar mais.

Deixar para depois é um hábito muito danoso para você e para os outros e o pior de tudo: vicia. Você acostuma seu cérebro a não querer seguir em frente diante de um obstáculo e migra para alguma tarefa que talvez seja mais prazerosa. O que acontece na próxima oportunidade? Você repete a mesma ação e começa a achar que é natural este novo caminho, até que um dia a casa cai. Certa vez conversava com um amigo e ele me dizia que estava com alguns problemas financeiros e coisa e tal. Aproveitei que era a época de fim de ano e sugeri que ele controlasse os gastos com uma planilha de despesas e empregasse o seu 13º
e férias no pagamento das dívidas. Veio a resposta imediata: “Você está louco? Nem pensar em deixar de dar presentes aos meus parentes!”. Continuando a conversa comentei que certa vez eu estava “meio” enrolado com algumas dívidas devido ao não pagamento do valor total das faturas do cartão de crédito (se tem algo que as administradoras de cartão de crédito amam é isso: o “associado” não pagar o total da fatura). Decidi colocar um ponto final nesta história e juntei a bolada do final de ano para acabar com as minhas dívidas. Foi a melhor coisa que já fiz e apesar de não gozar as férias naquele ano, pude começar o novo ano sem qualquer dívida. Este é apenas um exemplo que é comum a muitos de nós e serve para esclarecer o quão difícil e doloroso é sair da situação “confortável” de adiar datas, pagamentos e compromissos. No trabalho não é nada diferente e em alguns casos a situa é ainda mais complicada porque envolve outras pessoas, departamentos, multas contratuais e demissão.

Observe o seu dia a dia e se notar que adiar tarefas já virou rotina então é hora do remédio amargo: parar com isso de uma vez por todas antes que gere maiores problemas. Tenha em mãos um calendário que pode ser eletrônico ou de papel e coloque seus compromissos nele: todas as tarefas têm prazo então passe a colocar no seu calendário nas datas que te permitam trabalhar antecipadamente para que as ações aconteçam no seu devido tempo. Prefiro a facilidade e os alarmes dos calendários que já existem no computador, email eletrônico ou até o do celular, pois são eficientes e nos dão uma bronca na hora em que soa o alerta. Cumpra seus deveres e nos seus comunicados à sua equipe ou recebidos do seu chefe coloque prazos ou passe a cumpri-los. Certamente aqueles colegas que estavam acostumados com seus atrasos vão até achar engraçado no início de sua mudança de vida mas ... isso é reflexo do que você fez no passado. De qualquer forma o fato de notarem a mudança já é um excelente sinal.

Conversando com um colega ouvi comentários que atrasar compromissos já era parte da cultura de empresa em que ela trabalhava anteriormente (um absurdo). Era motivo de piada para os clientes/fornecedores e de multas contratuais também. Estas eram compensadas com o aumento do valor de seu serviço, ledo engano ou um tiro no próprio pé. Este ciclo pernicioso se realimentava e só poderia acabar com o fechamento da empresa por perder contratos, cientes e pagar multas. Até parece uma história inventada mas é real e foram engenheiros, contadores, técnicos, administradores, todos para o espaço, ou melhor, para o olho da rua incluindo este meu atual colega de trabalho. Na época propus à empresa uma consultoria Lean para mapear os processos internos e apontar uma solução. Não houve tempo para tal feito.

E você? Enquanto lê este texto já parou para pensar naqueles projetos pessoais ou da empresa que estão parados te esperando para serem executados? Já olhou para trás e lembrou-se daquela sua intenção de abrir um negócio próprio que ficou esquecida e de repente você viu alguém fazer exatamente o que você já tinha pensado antes? Gerou um desconforto ver este filme passar agora pela sua cabeça? Que bom pois você está começando a mudar seu comportamento através do pensamento, reprogramando sua mente para uma nova vida onde tudo deve acontecer HOJE pois amanhã poderá ser tarde demais.


Pense nisso e comece já!

0 comentários: