Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de março de 2011

Pensamento Lateral: o teste da banheira


Às vezes somos surpreendidos com respostas bem fora do escopo e isso é muito importante para demonstrar que existem muito mais opções do que vemos ou pensamos. Ouvi esta história esta semana e confesso que não sei se é uma piada, um “causo” ou algo que realmente aconteceu em algum lugar por aí e então...

Em um hospital psiquiátrico decidiram fazer uma pesquisa para testar o nível de sanidade mental dos seus enfermos e para isso elaboraram um teste com uma banheira. O teste compreendia em esvaziar a banheira e daí, conforme o resultado, seriam decididos os critérios de mudança de tratamento, de medicamentos ou até mesmo a baixa
por se encontrar em condições de ser reintegrado à sociedade. Durante o teste o Diretor esclareceu as regras aos participantes e médicos ao mesmo tempo:

- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao enfermo uma colher, um copo, uma panela e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se alteramos seu medicamento para dosagens mais leves, mudaremos de ala para que seu convívio seja melhor para a sua condição atual de sanidade ou até o hospitalizamos em isolamento para que não influencie negativamente outros pacientes.

Vários deles fizeram o teste com resultados muito diferentes: para alguns havia uma pequena melhora quando escolhiam o copo e para outros uma mudança ainda maior quando escolhiam o balde. Ao fim do dia já reclassificados e sendo relocados para seus novos aposentos o diretor foi chamado por um dos pacientes que se recusara fazer o teste e por este motivo fora reclassificado na ala de isolamento.

- Doutor, posso lhe falar um minuto? Perguntou ao diretor.

- Falar o quê? Você nem quis participar do teste e na sua vez decidiu não fazê-lo. As regras estavam estabelecidas: a colher, o copo, a panela e o balde! Falou exaltado o diretor.

- Ah! Entendi. - disse o paciente. Um paciente curado usaria o balde, que é maior que o copo e a colher. Um paciente em estado intermediário usaria o copo e um paciente que necessitasse maiores cuidados usaria a colher, certo?

- Certo! - respondeu o diretor ainda mais nervoso diante do paciente e de todos os médicos que concordavam com o seu posicionamento.

- Eu só queria tirar a tampa do ralo da banheira! Disse o paciente.

Neste momento os médicos e o diretor devem estar escolhendo as suas alas ou até o setor de isolamento mas não sabemos se teremos cama para todos.

Este texto serve para demonstrar claramente o uso do Pensamento Lateral criado por Edward de Bono e que deve ser entendido como uma ferramenta do pensamento para soluções fora do padrão. É o que chamamos de “pensar fora do quadrado”, daí a importância da participação de todos na resolução dos problemas. Não desperdice qualquer idéia por mais absurda que pareça pois ela pode ser a solução do seu problema.

Este texto também é dedicado a todos que escolheram o balde como resposta enquanto faziam a leitura. Cada situação nos dá opções, mas a solução pode surgir de onde menos esperamos.

Pense nisso e pense lateralmente!
 

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder este comentário]

Gostei muito do artigo postago,muito interessante.
Parabéns pelo post.
Abraço.

audiencia da tv disse... [Responder este comentário]

muito interessante esse post parabens
estou te seguindo ta
se quiser seguir o meu agradeço
tenha um bom dia
http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/

Ivan Jacomassi Junior disse... [Responder este comentário]

Considero esta história um "case".
Importante notarmos que em todas as situações em que estejamos diante de uma decisão, sempre haverá mais de uma opção na busca pela solução ótima.
Como professor de Empreendedorismo, um dos temas que abordo são os "estilos de decisão" descritos por Allan R. Cohen, sendo o chamado decisor "meticuloso" como aquele mais próximo de obter a visão citada neste estudo de caso, por trazer a tona diversas opiniões antes do fechamento do processo.