Pesquisa personalizada

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher - 2011

Nesta data tão importante celebramos o dia Internacional da Mulher, para nós brasileiros este dia carrega um significado ainda maior pois acabamos de eleger uma mulher para o mais alto posto Executivo deste país e este é um marco significativo. Presente em todos os momentos de nossa vida (se estou escrevendo e se você está lendo é porque existiu uma mulher na nossa vida), dotada de poderes tão especiais que a ciência sequer será capaz de descobrir, ainda sofrem preconceitos de toda natureza e em todos os lugares por onde passam. No trabalho ainda carecem de melhores condições salariais e justiça, em casa ainda lutam contra desagrados de toda forma e espécie, nas ruas ainda são indefesa e desprotegidas mas não devemos pensar que isso as torna mais frágeis que nós homens. Tenham certeza que não! São especiais porque acima de tudo conseguem conduzir a vida do início ao fim tal qual um maestro rege sua orquestra em silêncio mas na certeza do caminho a ser seguido, atento a cada levantar ou abaixar de um instrumento, a cada som que distorce a obra e a cada sopro mais emocionado. São deusas e santas, são felizes e apagam-se em uma tristeza solitária, são fortes e demonstram uma fraqueza digna de compaixão, são únicas e ao mesmo tempo o todo, são belas e são MULHER!

Um pouco da história e da luta destas guerreiras...
No Dia 8 de março de 1857, aproximadamente 140 operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, uniram-se e fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com tanta violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica onde morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.


No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a da sociedade, na maior parte do mundo.


Ao longo dos anos, muitas têm sido as vitórias das mulheres. Conquistaram direitos como o de freqüentar escolas, votar e se candidatar a cargos políticos, praticar esportes e representar o país em competições esportivas, entre outros. Também foram criadas delegacias de proteção à mulher e campanhas direcionadas à saúde da mulher (como a sobre o câncer de mama).


Hoje no Brasil existem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma idéia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros.

Vale à pena visitar estes sites...

O que dizem as Estatísticas do IBGE sobre a MULHER

As mulheres no poder ao redor do Mundo (Novo! Mapa interativo em Flash) (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mulher/index.htm)

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. No Brasil o dia 24 de fevereiro de 1932 tornou-se um marco na história da mulher pois nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.




Algumas mulheres importantes no Brasil e no Mundo...

                                  - Chiquinha Gonzaga                       - Madre Tereza de Calcutá
                                  - Cora Coralina                               - Irmã Dulce
                                  - Cecília Meireles                            - Maria Lenk
                                  - Olga Benário Prestes                    - Zilda Arns
                                  - Carmem Miranda                          - Benazir Bhutto
                                  - Pagu                                             - Sally Ride
                                  - Rachel de Queiroz                         - Roseana Sarney
                                  - Nélida Pinon                                  - Michelle Bachelet
                                  - Marta                                            - Dilma Rousselff


Certamente esta lista e esta postagem não teriam se fôssemos descrever tudo o que estas mulheres fizeram e ainda vão fazer pela nossa espécie. Seria como iniciar o livro da nossa existência onde a cada página uma nova história seria escrita e a cada capítulo um novo aprendizado estaria por vir. Grandes conquistas já foram colocadas na sala de troféus e ainda existem tantas por vir. Aos homens inteligentes e atuais, cabe tão somente apoiar e suportar (no bom sentido, é claro) estas vitórias tirando proveito desta longa aula de saber viver.

Parabéns MULHER.

0 comentários: