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terça-feira, 7 de junho de 2011

Estou no vermelho e agora?

Então... Se você não praticou o controle de gastos pessoais (já citado em algum artigo meu ou de outro) agora vai ter que tomar o remédio amargo e não tem outro jeito mas... não pense que tudo está perdido. Vamos então colocar a mão na massa (literalmente)!

Direto ao assunto: Você SÓ tem duas opções, ou fecha as torneirinhas de saída ou coloca outra entrada de água. É isso mesmo... O seu bolso é igual a uma caixa d'água: tem várias torneiras de saída e, normalmente, apenas uma entrada de água. O primeiro passo é mapear todas as suas despesas e nesta hora sugiro que você pegue uma folha de papel e um lápis para anotar TODAS, eu disse TOOOOOODAS as suas despesas. Não pense que você será capaz de se lembrar de todas elas já na primeira vez que decidir escrever pois sempre aparecerá uma nova despesa mesmo que de pequena monta. Insistir e desafiar a sua memória é um bom negócio. Depois de conhecer todas as suas torneirinhas (despesas) é hora de agrupar por tipo: Gastos FIXOS, VARIÁVEIS e ELETIVOS. Você tem que chegar o mais rápido possível ao ponto em que suas despesas totais sejam inferiores ao seu rendimento. Este é o seu primeiro e maior objetivo! VOCÊ não pode gastar mais do que ganha (ponto final) senão vai ser sempre aquele lance de jogar os carnês para o alto e pegar apenas um deles.


Atue primeiramente naquelas despesas consideradas supérfluas (ELETIVAS): presentes, festas, passeios, roupas da moda, idas a restaurantes, taxi, partidas de futebol do seu time do coração, planos de internet mais elaborados, de TV a cabo com centenas de canais + canais exclusivos, etc. Cuidado com a sensação de que é só um “cineminha”, estes passeios em shopping tendem a te manter afastado do seu objetivo. Lembre-se que você está numa guerra e precisa salvar qualquer Real para poder sair o mais rápido possível do vermelho. As tentações certamente surgirão e você precisa ser muito disciplinado e resistir. Neste quadrante das eletivas você poderá atuar sem dó porque tão logo saia do vermelho poderá usufruir das mesmas facilidades. Feitos os cortes, avalie a sua situação e veja se já é o suficiente (despesas menor que receita), se não for então vamos para a segunda etapa e essa é (ainda) mais dolorida. Lembre-se que o esforço para se recuperar é diretamente proporcional à dívida que você contraiu.

Como você já está com a auto estima baixa então é hora de mudar o jogo de uma vez por todas e seguir com mais vontade em busca do seu objetivo. Use isso como uma força motivadora e vamos mexer nas despesas consideradas VARIÁVEIS. Prepare-se pois nesta fase você vai mexer com aspectos que foram considerados como conquistas por você ou sua família. Vou me ater a poucos exemplos...

Carro novo e viagem: sabe aquele carro que você acabou de comprar? Talvez seja necessário vendê-lo e pegar outro de menor valor para que a diferença te ajude a acabar com a sua dívida. Sabe aquela viagem que estava planejada e até com algumas parcelas já pagas? Vá até a agência de turismo e veja a possibilidade de adiar para outra época.

As medidas anteriores foram seguidas à risca? Você eliminou as despesas supérfluas, atuou em todas as despesas VARIÁVEIS e mesmo assim não adiantou. A coisa é mais séria que VOCÊ pensava! Se você fez a lição de casa direitinho não deve faltar muito para chegar ao seu objetivo mas é preciso uma cirurgia pois os remédios não foram suficientes. Hora de mexer nas despesas FIXAS.

Uma pausa. Você lembra que no início deste artigo falei em duas opções? A outra opção pode ser usada antes de cortar as despesas VARIÁVEIS ou agora antes das despesas FIXAS. Vamos esclarecer! Todos nós temos habilidades que podem e devem ser usadas principalmente nestas situações. Trabalhos temporários caem como uma luva nesta hora: call center, aulas, representação de produtos, produção e vendas são alguns exemplos de atividades que podem ser exercidas com o objetivo de colocar a casa em ordem e acabar logo com as dívidas. Existe outro grupo de atividades mais específicas que variam de um profissional para outro e que não dá para descrever em uma postagem apenas. Estas são formas de você aumentar a sua receita que no exemplo da caixa d’água representar colocar mais entradas de água.

Se depois de tudo isso você ainda não conseguiu se livrar das dívidas então... vamos à cirurgia! Mudar as crianças de escola ou curso, desligar o freezer, fazer ginástica em casa ou passar a correr, trocar a empregada por uma diarista, etc. Uma coisa é certa: todo esforço para voltar a respirar é válido.


Importante: lembrar que o verbo COMPRAR está restrito às despesas de sobrevivência (guerra é guerra!), que o seu cartão de crédito deve ser aposentado por um longo período e que você deve atuar nas despesas de maior magnitude. Tudo isso junto vai te tirar do buraco mais rápido e fazer a sua caixa d’água se manter cheia por mais tempo.

Segue link para uma Planilha de Orçamento Doméstico



Ah... e vê se não se mete mais em dívidas!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Livros pra inguinorantes (por Carlos Eduardo Novaes)

Jornal do Brasil

Carlos Eduardo Novaes

Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!

A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.

A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.

Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que “o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos”. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática é que é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar.

domingo, 5 de junho de 2011

Como será o amanhã? Responda quem puder.


Em tempos de tanta versatilidade, competências e mudanças tão rápidas me dou o direito de escrever sobre vários assuntos em um só artigo afinal a geração atual consegue estudar vendo TV, ouvindo rádio, com fone de ouvido do Ipod em frente ao notebook teclando nas redes sociais. Há 20 anos qualquer pedagogo diria que isso seria impossível. Então vamos lá!

Plano de vida: que tal começar pensando em como vai ser a próxima semana? Depois o próximo mês e depois o próximo ano? Já é um grande passo mas ainda pequeno se pensarmos que algumas empresas pensam em como serão os próximos cinco, dez ou quinze anos. Vamos pensar na semana que vem. Será que você só terá espaço para o trabalho? Ou estudo? Ou tomar conta de casa? Tudo isso é muito importante mas não suficiente. Todos nós somos capazes de projetar as nossas vidas através de nossos anseios e assim caminharmos em uma direção previamente definida e não deixar o barco da nossa vida ser conduzido pelo vento ou navegar sem direção. Quem de nós não conhece uma pessoa que entra ano e sai ano e não cria novas oportunidades? É muito importante que você estabeleça e visualize onde quer estar no futuro e não espere muito porque o futuro chega muito rápido.

sábado, 4 de junho de 2011

Aprenda a dizer NÃO.

 Imagine-se liderando uma equipe em que você tem que: organizar, planejar, treinar, instruir, demonstrar, vender, cobrar, medir satisfação dos seus clientes, avaliar os resultados obtidos, contratar novos colaboradores, demitir outros... Ufa! Já chega, é estafa na certa. Esta é a rotina de muitos de nós que estamos lendo (ou até escrevendo) este texto. Sim ou não? SIM e um sonoro SIM. Pode até não ser nesta proporção ou forma, mas certamente executamos mais tarefas que somos capazes. Estamos todos com o prato muito cheio e nesta hora precisamos, depois de eliminar as tarefas que não agregam valor ao nosso produto ou serviço, aprender a dizer NÃO para as novas atribuições que querem colocar de volta no nosso prato.

Algumas pessoas sabem como fazê-lo sem ferir relacionamentos, sem macular a sua imagem e sem criar um clima ruim com a empresa. É muito importante que VOCÊ, que já está acostumado a assumir novas atribuições e sempre foi considerado um grande colaborador, saiba exatamente como passar esta mensagem aos seus chefes e avaliadores, pois é uma mudança radical para os dois lados. Eles sempre conviveram com o seu SIM e já contavam com você para aquela nova atribuição e nesta hora vale uma boa dose de conversa e esclarecimentos.




Saber demonstrar os benefícios de outra pessoa ou departamento receber aquela nova atribuição é tão importante quanto executá-la de forma incorreta ou ineficiente. Talvez você possa até gerenciar a sua execução, mas às vezes é preciso dizer NÃO mesmo que com carinho. Tudo isso em benefício seu e da empresa e certamente há alguém mais na empresa que pode receber e executar o trabalho e isso é um fato! Caso contrário já estaria na hora de contratar mais colaboradores.



Se você sempre foi visto como um colaborador que diz SIM então vale à pena saber como anda seu “prato” de tarefas e caso esteja cheio diga NÃO e mude seu comportamento para a sua saúde física e mental e para a saúde da empresa onde você trabalha também.

Pense nisso e aprenda a dizer NÃO.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fatos que provavelmente você não sabe sobre a Coca-Cola



Este artigo foi enviado para mim pelo meu filho Kadu e certamente não deixaria de colocá-lo neste blog como forma de incentivá-lo à pesquisa, leitura e desenvolver relacionamentos (network) com outras pessoas. Então vamos ao artigo que não teve sua fonte identificada e já está na rede em vários blogs e sites.


1. A Coca-Cola foi lançada em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886. Um copo do refrigerante era vendido na “Jacobs’ Pharmacy” por US$ 0,05.

2. No seu primeiro ano, o criador da bebida, John Pemberton, vendeu uma média de nove copos por dia. A empresa vende hoje 1,4 bilhão diariamente.

3. John Pemberton morreu em 1888 e não viu o sucesso da bebida que tinha criado.

4. O empresário Asa Griggs Candler comprou os direitos da empresa entre 1888 e 1891 por US$ 2,3 mil. EM 1985, a bebida tinha demanda nacional e Candler já tinha fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles.

5. Ciclistas foram os primeiros atletas a endossar a Coca-Cola. O primeiro anúncio com um deles, o esportista Bobby Walthour, foi feito em 1909 e ainda pode ser visto na sede da empresa em Atlanta.

6. A primeira fábrica da Coca-Cola na Ásia foi inaugurada em 1912, nas Filipinas. A da Europa veio depois, em 1919, na França.

7. Temendo a cópia de bebidas concorrentes, a empresa focou sua propaganda na autenticidade da Coca-Cola e, em 1916, criou uma garrafa num formato que a distinguia das outras bebidas. O contorno da garrafa assemelhava-se à forma da assinatura do refrigerante. Mesmo no escuro, a bebida original poderia ser identificada.

8. Em 1923 a Coca-Cola inovou com a embalagem com seis garrafas do refrigerante, algo inédito para a época.

9. O personagem “Garoto Sprite” surgiu em 1942, décadas antes da bebida “Sprite”, com o objetivo de dizer às pessoas que não havia problema referir-se ao refrigerante como “Coke”, algo a que a empresa já havia resistido anteriormente.

10. Demorou 70 anos desde a sua criação para a Coca-Cola assumir novos sabores, abraçar novas marcas. A Fanta foi lançada na década de 1950 e, o Sprite, em 1961. Em 1960, a Coca-Cola adquiriu a Minute Maid Company, incorporando uma linha nova ao seu negócio: os sucos. A companhia tem, hoje, uma carteira de 500 marcas e 3300 bebidas.

11. A Coca-Cola Diet foi introduzida na década de 1980.

12. Pouca gente sabe que o refrigerante já teve sua fórmula alterada. Em 1985, a um ano do seu centenário, a “Nova Coca” foi considerada o pior erro de marketing da história. Em meio a protestos dos consumidores do refrigerante com o lançamento da nova receita, a Coca-Cola voltou atrás e trouxe o sabor original de volta.

Achou interessante? Então comente neste blog.

Aprenda a dizer SIM.

Desde sempre somos sabedores que o NÃO é a palavra que mais ouvimos durante a nossa existência seja ela onde for e por quanto tempo durar. Diz-se também que este processo de ouvir o NÃO começa bem cedinho talvez ainda no ventre materno e cresce na infância onde as crianças ouvem tudo o que NÃO devem fazer quando na verdade deveriam ouvir o que devem fazer e em que tempo. Parece que um pouco com a célebre frase de Oswald de Andrade que representou a Semana de Arte Moderna no Brasil: “NÃO sabemos o que queremos, mas sabemos o que NÃO queremos”. Se é verdade ou não o fato de ouvirmos tantos NÃO’s durante a nossa existência eu honestamente não sei, mas certamente que algumas pessoas exageram e carregam isso para a vida adulta ou o que é pior, para dentro da empresa. E quando isso é passado para o cliente? Aí a vaca já foi para o brejo com chifres e tudo!

sábado, 30 de abril de 2011

Calma! Voar é para avião.

 Outro dia estava dirigindo e ao parar em fila em um semáforo observei o adesivo do carro da frente: ”Calma! Voar é para avião” e fiquei pensando porque temos tanta pressa em momentos desnecessários de nossa vida. Fiquei pensando se um dia entrássemos em uma loja e o após a compra o vendedor nos informasse que o produto seria entregue em um mês. Acho que seria fulminante o infarto.

Na era da comunicação em que vivemos (discordo um pouco desta minha frase, pois continuo achando que estamos nos comunicando cada vez menos e com pior qualidade), tudo acontece muito rápido e isso gera uma expectativa maior ainda para todos nós. O correio eletrônico ou email acelerou demasiadamente o processo de cobrança por resultados e reduziu a qualidade da comunicação. Por diversas vezes recebi emails incompreensíveis que logo depois foram esclarecidos por telefone e onde o interlocutor falava: “Por email é mais difícil de explicar, chefe!”, então devia ter ligado desde o primeiro instante e não enviado email. Se a opção mais adequada é a comunicação escrita então devemos fazê-la de forma correta para evitar retrabalhos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Não sei. Comecei hoje!


Ontem saí para comer um sanduíche, e ao pegar o cardápio para realizar meu pedido, perguntei qual das opções tinha frango. A resposta do garçom foi rápida: "Não sei, pois comecei hoje. Ainda não conheço os pratos, tá tudo em inglês". Ao correr os olhos pelo cardápio vi que o bicho pegava: CheaseChicken, Cheaseburger, Hamburger, French Fries, Petit Gateau, Green Salad... Certamente, ninguém tinha preparado aquele garçom em relação aos pratos, nem pago algum curso de Inglês ou Francês. "Não sei. Comecei hoje!"... Fiquei com essa frase na cabeça.


Mês passado, aconteceu um dos maiores clássicos dos pesos médios no UFC (Ultimate Fighting Championship), entre Anderson Silva e Vítor Belfort, dois brasileiros campeões mundiais. Anderson liquidou a luta aos 3 minutos e 25 segundos com um chute que passou pelo meio da guarda e acertou em cheio o queixo do Vítor. Um só golpe. Rápido, certeiro e decisivo. Vitória por nocaute. Ontem, ele revelou num programa televisivo que repetiu esse golpe 3000 vezes durante os treinos. Isso sem falar que esse foi apenas um entre centenas de golpes treinados milhares de vezes.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você é um profissional da Geração Gerúndio?



Hoje em dia em muitos lugares ouvimos palavras no gerúndio (formação verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo...) e isso é muito ruim quando levamos esta situação para o ambiente corporativo. Pense se na sua empresa ou no seu setor você tem ouvido muitas expressões ou frases no gerúndio. Pensou? É fato? Então isso significa que a sua empresa está mal. Pessoas e empresas que tem no seu vocabulário muitas ações no gerúndio estão procrastinando aquilo que deve ser feito hoje e deixando para outro momento no futuro. Não quero dizer que todas as ações devem ocorrer ao mesmo tempo e esse tempo seja só o presente, o dia de hoje, mas tem gente que nunca chega lá. Tem gente que está sempre indo, fazendo, criando, moldando, desemperrando, consertando, tentando e as tarefas nunca terminam.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Curiosidades: nomes de bairros do Rio de Janeiro (2)

"Ipanema" significa “águas perigosas” em tupi.

"Tijuca" em tupi-guarani significa brejo, lamaçal.

"Guaratiba" em tupi-guarani significa morada ou sítio das garças.

"Copacabana" significa mirante do azul, na língua Inca Quichua. Também existe uma cidade boliviana nas margens do Lago Titicaca com o nome de Copacabana. Originalmente, o nome do bairro era Sacopenapã.

"Engenho da Rainha" fez parte das terras pertencentes à rainha Dona Carlota Joaquina, casada com D. João VI e mãe de Dom Pedro II, por isso este nome.

"Grajaú" foi dado em homenagem à cidade de Grajaú, terra natal do engenheiro que projetou o bairro, no interior do Maranhão. Várias ruas do bairro têm nome de cidades e rios maranhenses.

"Leblon" teve sua origem numa chácara pertencente ao francês Charles Le Bron que existia no local em meados do Século XIX.

"Leme", por causa da Pedra do Leme, contornada pelas praias da Urca e Botafogo e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

"Ilha do Governador", habitada pelos índios Temiminós, que a abandonaram em conseqüência dos ataques de inimigos Tamoios e traficantes franceses de pau-brasil, os quais foram definitivamente expulsos em 1567, pelos portugueses foi doada a 5 de setembro desse ano por Mem de Sá a seu sobrinho Salvador Correia de Sá (o Velho), futuro governador (daí o nome do bairro) da capitania.

"Vila Isabel", batizado em homenagem à Princesa Isabel.

"Gávea" devido à vista privilegiada da Pedra da Gávea (embora esta se localize em São Conrado, outro bairro), que por sua vez foi assim batizada por ter em seu topo uma formação rochosa semelhante à gávea dos navios.

Sabe de alguma história ou fato semelhante sobre o seu bairro ou a sua cidade no Brasil ou em outro país? Deixe um comentário neste blog.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filosofia do Sucesso - Napoleon Hill

Filosofia do Sucesso

Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado.

Se não pensar, “Quero a qualquer custo”, não conseguirá nada.

Mesmo que queira vencer, mas pensa que não vai conseguir a vitória não sorrirá pra você.

Se você fizer as coisas pela metade, você será um fracassado.

Nós descobrimos neste mundo que o sucesso começa pela intenção da gente

e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado, você se torna como tal.

Se você almeja atingir uma posição mais elevada deve, antes de obter a vitória,

Dotar-se da convicção de que conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida, nem sempre é vantajosa aos fortes, nem aos espertos.

Mais cedo ou mais tarde quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente:

"Eu conseguirei"

domingo, 3 de abril de 2011

BBB: um texto de cordel para você refletir

BIG BROTHER BRASIL
Autor: Antonio Barreto,
Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.



Curtir o Pedro Bial                                                                
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

segunda-feira, 28 de março de 2011

10 dicas que vão te ajudar a fazer uma boa compra



Em qualquer época os vendedores estão muito bem preparados e treinados para seu ofício que é vender, portanto prepare-se você também para aprender a comprar. Tão óbvio quanto estas dicas (elas são óbvias mesmo) que você vai ler logo abaixo são os problemas em que você se mete quando dá passos na direção errada. Lembre-se que a matemática é simples, mas os juros são compostos (que trocadilho infame!). Então vamos às dicas:

0- só compre se tiver dinheiro. Os valores a serem pagos devem, como mínimo, caber no seu orçamento. (Note que esta é a dica de número ZERO!)

1- faça pesquisa de preços em pelo menos dois lugares antes de sair comprando. As diferenças de preço são muito grandes e você corre o risco de perder muito dinheiro. Compra feita sem pesquisa, somente em casos de URGÊNCIA e com a seguinte regra: o prejuízo por não comprar vai ser maior que o valor da compra. Pela internet, utilize estes sites que já fazem a cotação para você e te apresentam uma lista de possíveis fornecedores. Eles são úteis até mesmo se você não efetuar a comprar pela rede, pois já te dão uma boa referência de valores.

Curiosidades: nomes de bairros do Rio de Janeiro

 Ontem enquanto aguardava um amigo que estava surfando na Praia do Sapê em Ubatuba fiquei lembrando algumas histórias que já ouvi ou li sobre bairros da minha cidade natal que é o Rio de Janeiro. Uma cidade linda e rica de belezas naturais e com um povo trabalhador (apesar da fama contradizer este fato, posso assegurar que é uma difamação pois o povo trabalha muito!). Estas lembranças me ajudaram a matar um pouco da saudade da minha infância através desta postagem bem diferente daquelas que costumo fazer para este blog. Aí vão as histórias que, devo confessar, não fiz qualquer pesquisa histórica ou documental então se souberem de algo diferente, fiquem à vontade para contradizer, complementar ou até confirmar adicionando novos fatos ou informações. Vamos às histórias então?



domingo, 20 de março de 2011

Você sabe o que é 5W2H?

Muitos de nós já ouviu falar de uma técnica ou ferramenta dos 5 Por quês ou 5Why’s ou 5W, certo? Esta mesma técnica também foi incrementada para 5W2H (5Why’s 2 How’s) que é basicamente uma forma rápida de verificação de execução de tarefas a serem distribuídas aos colaboradores da empresa. Funciona como um mapeamento das atividades e pode ser usada de várias formas: para organizar tarefas, escrever um texto, enviar um email, escrever um relatório, criar newsletters ou escrever um artigo para o seu blog ou website. A grande vantagem é criar um mecanismo de comunicação eficaz uma vez que, se preenchidas as questões, teremos tudo o que é preciso para em termos de dados.

O nome 5W2H desta técnica ou ferramenta foi criado a partir da união das primeiras letras em Inglês de cada uma das perguntas que precisam ser feitas durante o seu uso. Vamos às frases...